Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Profissional dá dicas para quem deseja adquirir um pet no canil ou gatil

Primeiro passo é verificar o registro do estabelecimento no CRMV do Estado
Por Equipe Cães&Gatos
canil
Por Equipe Cães&Gatos

A quantidade de pessoas no Brasil em busca de um animal de estimação para se juntar à família está constantemente aumentando. Conforme revelado pela Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 46,1% dos lares possuem pelo menos um cachorro, enquanto os gatos estão presentes em 19,3% dos lares. No total, cães e gatos são encontrados em cerca de 47,9 milhões de residências no Brasil, sendo que os cães estão presentes em, aproximadamente, 33,8 milhões delas.

- PUBLICIDADE -

Nessa busca, muitas pessoas optam por adquirir um pet nos canis e gatis. Mas você sabe o que observar na hora de escolher um estabelecimento de qualidade, que se preocupem com as condições físicas, mentais e ambientais dos animais, e fugir do clandestino?

Futuro tutor deve visitar local e observar o ambiente onde as matrizes, os reprodutores e os filhotes ficam e como são tratados (Foto: reprodução)

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) alerta que é importante observar se o canil ou gatil é registrado no CRMV do Estado em que ele está localizado (Resolução CFMV Nº 1177/2017) e se possui um médico-veterinário como responsável técnico. Outra dica é conferir se os alvarás de funcionamento estão em dia.

O Conselho ainda recomenda que as tratativas não sejam realizadas única e exclusivamente pela internet ou telefone. Do contrário, faça visitas in-loco e observe o ambiente onde as matrizes, os reprodutores e os filhotes ficam e como são tratados. Exija, também, o histórico de manejo do filhote, como vermifugação e vacina assinado e carimbado pelo médico-veterinário, além da alimentação administrada, bem como dos pais, e um atestado assinado por um médico-veterinário garantindo a plena saúde do pet.

Fuja de preços atrativos, informando-se sobre a média de custo da raça escolhida para se basear e fazer a melhor escolha. Fique atento, também, em relação a canis e gatis que oferecem uma grande diversidade de raças para compra.

Documentação necessária

O advogado e presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais-OAB/RJ, Reynaldo Velloso (OAB-RJ 126426), elucida que o ideal é a adoção de animais e não a compra, visto que canis e gatis possuem diversos animais castrados, vacinados e vermifugados. Mas caso a pessoa queira prosseguir com a compra, é necessário exigir um laudo médico determinando a saúde do animal naquele momento, para verificar doenças pré-existentes.

“Se você adquire um animal de um canil ou gatil e esse animal depois apresenta problema de saúde, é preciso verificar se o problema de saúde ocorreu depois que animal estava em posse do responsável, ou se ele já estava com esse problema de saúde. Esse diagnóstico é feito por meio de um laudo de um médico-veterinário”, explica.

Fonte: CRMV-RJ, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Médico-veterinário agora estará incluído na saúde indígena

Empresas focam em controle da dor no Ortovet Expert

Concea orienta uso de animais em atividades didáticas

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!