Não seria preciso um estudo científico para comprovar que cães e, inclusive, os gatos – ao contrário do que muitos pensam – desenvolvem interações positivas, consistentes e previsíveis com pessoas e outros animais. No entanto, poucos sabem que podemos identificar posturas específicas desses animais, o que ajuda a fomentar uma relação mutuamente benéfica.
A especialista em comportamento animal, Sandra McCune, explica que o gato, por exemplo, quando está tranquilo e disposto a interagir, comunica esse desejo por meio de sua linguagem corporal, que inclui piscar lentamente, ronronar, esfregar o rosto, permanecer próximo, e até rolar calmamente em direção à pessoa com quem está interagindo.
“No caso dos cães, os sinais de tranquilidade e disposição para interação social incluem a cauda em posição neutra, a postura corporal relaxada, a boca aberta e as orelhas erguidas (dependendo da raça)”, acrescenta.
Para que essa boa relação ocorra, tanto com as pessoas da casa quanto com outros animais de estimação, o médico-veterinário deve orientar sobre como introduzir um novo animal em uma residência onde já vivem outros. “A convivência harmoniosa entre vários gatos é mais provável quando os animais têm parentesco ou vínculos sociais”, sugere a especialista.
Para Sandra, a socialização é o processo pelo qual o filhote estrutura o comportamento social necessário para se desenvolver de forma integrada e segura no grupo familiar. “A socialização adequada os ajuda a relaxar e a ter resiliência para enfrentar uma variedade de experiências e eventos ao longo da vida”, finaliza.
FAQ
Como os gatos comunicam que estão tranquilos e desejam interagir?
Eles utilizam sinais corporais, como piscar lentamente, ronronar, esfregar o rosto, permanecer próximo e até rolar calmamente em direção à pessoa.
Quais são os sinais de tranquilidade nos cães durante uma interação social?
A postura corporal relaxada, a cauda em posição neutra, a boca aberta e as orelhas erguidas (dependendo da raça) apresentam disposição para interação.
Qual é a importância da socialização para cães e gatos?
A socialização ajuda os filhotes a desenvolverem resiliência, relaxarem e se adaptarem a diferentes experiências e eventos ao longo da vida, favorecendo uma convivência harmoniosa.
LEIA TAMBÉM:
Vocalizações revelam as intenções e emoções do seu gato
Livro aborda a sensibilidade e as habilidades dos gatos no mundo da caça
Rins são responsáveis por manter a qualidade de vida dos felinos