Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Médica-veterinária, especializada em dermatologia, explica como cuidar dos pets filhotes

Por Equipe Cães&Gatos
filhote
Por Equipe Cães&Gatos

Manter a higiene do cachorro em dia é uma das maneiras mais eficazes de prevenir doenças. Com os filhotes, não poderia ser diferente. São mais de 143 milhões de pets no Brasil, segundo dados do Censo Pet, do Instituto Pet Brasil, boa parte deles ainda no início da vida. “Cuidar da pele e da pelagem, com os produtos certos, representam uma forma de proteção dos pets contra as mais variadas doenças. Juntas, pele e pelagem, são responsáveis por manter uma barreira contra agentes infecciosos e regular a temperatura do animal”, explica a médica-veterinária especializada em dermatologia e gerente de marketing da Pet Society, Salua Carolina Cataneo. 

Os filhotes possuem a pele muito mais sensível, então uma ótima opção seria usar o Shampoo Filhotes Hello Kitty and Friends, pois ele possui leite de cereais que hidrata e nutre a pelagem de forma suave e eficiente” (Foto: Divulgação)

Qual a frequência de banho nos filhotes? 

O banho em filhotes é permitido após um certo período. Inclusive, os pets devem ser bem secados e com muita atenção, protegendo olhos, nariz e ouvidos. Outro ponto importante é usar produtos específicos para o pet e a faixa etária que ele se encontra. O mercado pet care possui produtos destinados para uso em pets, e em caso de dúvidas sempre procure por um médico-veterinário. “Depende. Antes de 1 mês o ideal é não dar banho, após isso o banho está liberado. Claro que não devemos expor os filhotes a banhos semanais até mesmo porque não é necessário, principalmente porque eles ficam dentro de casa, mas cada tutor deve analisar a necessidade do momento. Outra recomendação, é a importância de ter um produto específico para o filhote, sabemos que às vezes principalmente para os pequenos, os tutores compram produtos humanos para nos pets, porém o pH humano é diferente do pH dos pets. Por sua vez, os filhotes possuem a pele muito mais sensível, então uma ótima opção seria usar o Shampoo Filhotes Hello Kitty and Friends, pois ele possui leite de cereais que hidrata e nutre a pelagem de forma suave e eficiente.”, explica Salua Cataneo 

Como podemos prolongar a duração da limpeza do banho? 

De um modo geral, é possível prolongar o efeito e a sensação de “limpeza” dos pets com produtos específicos para tal finalidade. Os shampoos à seco, popularmente conhecido como “Banho a Seco”, podem ser usados no pet e a regularidade vai depender das características do animal, tais como tipo e tamanho da pelagem, nível de oleosidade e estilo de vida do pet. “O intervalo entre os banhos é uma ótima opção para uso de banho a seco. Por exemplo, se o pet não toma banhos semanais, o tutor pode manter essa higienização com banho a seco, uma excelente alternativa. São recomendados produtos à base de extratos naturais e hidratantes como aveia e pantenol. A Linha Hello Kitty and Friends by Pet Society é uma ótima opção, pois além de todos os ativos, ainda é vegano, gerando menos possibilidade de desenvolvimento de alergias por parte do pet”, enfatiza Salua Cataneo. 

Quais sintomas na pele do animal podem ser preocupantes? 

Além de consultas periódicas junto ao médico-veterinário, também é essencial tomar certas precauções e medidas preventivas para saúde e higiene animal. “É importante observar se o filhote coça a pele e se tem alguma ferida, pulga ou carrapato. Dar banhos frequentes e, principalmente, escovar a pelagem durante a semana são fundamentais para remover os pelos mortos. Os cuidados com a pele e a pelagem previnem doenças e ajudam o tutor a criar um momento gostoso de interação com o animal”, reforça Salua Cataneo. 

Os filhotes podem usar algum tipo de protetor para os coxins? 

A falta de limpeza nos coxins pode causar problemas dermatológicos e até infecções quando não dada a devida atenção. “O Pet Glove da Linha Soft Care é específico para o cuidado com a hidratação dos coxins ou almofadinhas que é a parte interna da pata dos pets “, finaliza. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Dia Mundial dos Animais: ONGs falam sobre a importância de adotar e cuidar bem de um animal resgatado

Papel da nutrição nas doenças dermatológicas marcou Simpósio Global da Hill’s

Médica-veterinária fala sobre os cuidados com os gatos durante a primavera

Compartilhe este artigo agora no