Alimentação saudável e conforto
De acordo com o médico-veterinário e proprietário do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro Jr., a rotina de cuidados com esses animais começa com o básico e pode evoluir à medida que o pet apresente necessidades específicas ou que seus tutores possam agregar novidades ao dia a dia. “Ao cuidarmos da saúde e bem-estar dos nossos cães, estamos garantindo que sejam mais felizes e plenos. Direcioná-los para uma alimentação saudável e equilibrada, na quantidade correta para seu tamanho, raça e fase da vida, assim como sempre deixar água à disposição e garantir que tenham um espaço somente deles, como um cesto, cama ou casinha confortável, é o primeiro passo”, destaca.
Brincadeiras e atividades físicas
Macellaro Jr. destaca também a importância de uma rotina diária de brincadeiras e atividades físicas, que podem ser dentro de casa, em parques públicos ou espaços privados, que contem com tal estrutura. “Os cães são, em sua maioria, animais bem sociáveis, portanto, uma das missões dos tutores é garantir esse tempo de alegria, movimento e descontração. Aqui as opções são diversas, vale um cabo de guerra ou brincadeiras com bolinhas dentro de casa, vale um passeio no quarteirão ou mesmo um tempo reservado para que ele fique mais livre, em espaços pet. O importante é que o cão sinta a presença e interação do tutor, caso contrário, pode se tornar um animal triste, sedentário e antissocial com o passar do tempo”, comenta o veterinário.
Atenção no convívio
Além de garantir os cuidados básicos, é preciso ter atenção sobre o estado geral e comportamento do animal. “Se o cachorro não estiver se sentindo bem, ele vai demonstrar por meio de um comportamento atípico. Deixar de fazer alguma refeição, fazer xixi com frequência, se coçar várias vezes ao dia, entre outras situações, que podem apontar algum desequilíbrio ou mesmo algum problema de saúde. Caso a rotina de exercícios e brincadeiras esteja ausente, ele pode também ficar mais estressado e passar a demonstrar esse comportamento tanto na presença dos tutores, quanto ao encontrar outros animais em áreas comuns de convivência”, explica Macellaro Jr.
Visitas frequentes ao veterinário
Para garantir que tudo esteja em ordem com o cão, as visitas frequentes ao veterinário são essenciais. Seja para um check-up ou para a atualização de alguma vacina, é indicado que as consultas aconteçam periodicamente, a cada seis meses. “Esse é o tempo ideal para animais saudáveis, que não apresentem nenhum problema de saúde prévio. Em alguns casos, esse tempo de visita deve ser menor, sempre seguindo a orientação do profissional de confiança. Acompanhar o peso, verificar a saúde clínica do animal e manter as vacinas em dia podem fazer com que os bichinhos convivam muito mais tempo entre nós”, evidencia.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Papel da nutrição nas doenças dermatológicas marcou Simpósio Global da Hill’s
Médica-veterinária fala sobre os cuidados com os gatos durante a primavera