in

Metrite pode ocorrer em cadelas no pós-parto por falta de cuidados corretos de antissepsia

Um dos primeiros sinais que a fêmea apresenta é a prostração, ocasionada pela febre

A metrite é uma inflamação do endométrio decorrente de uma infecção bacteriana, que, geralmente, ocorre no período pós-parto, pós aborto ou inseminação mal sucedida. Quem nos explica é a médica-veterinária, diretora Médica do Grupo Pet Care, Sibele Konno, que ainda adiciona: “A causa é a contaminação por bactérias, sendo a mais comum a Escherichia coli. Carreada pela manipulação obstétrica sem os devidos cuidados de antissepsia”, afirma. O problema, comumente, ocorre por volta de uma semana do pós parto.

Se é uma infecção pós-parto, seria, então, comum que todas as fêmeas pudessem apresentar metrite? De acordo com Sibele Konno, não. “No geral, as fêmeas que apresentam parto distócico, que necessitam de intervenção obstétrica ou ainda que apresentam retenção fetal ou placentária são as mais acometidas”.

A médica-veterinária conta que há sinais que são indicativos de que a fêmea possa estar com metrite: “Um dos primeiros sinais é a prostração, ocasionada pela febre. Descarga vaginal de odor fétido, vômitos, diarreia, anorexia, diminuição da lactação também podem ocorrer. Sinais clínicos mais graves como hipotensão e alterações de comportamento também podem acontecer, principalmente quando a infecção evolui para um quadro de sepse”, detalha. 

O diagnóstico, segundo ela, é clínico e laboratorial. “Há a suspeita clínica pela presença de secreção vaginal fétida e febre no período pós-parto. Pode ser confirmada por exames laboratoriais como hemograma, ultrassom e análise do líquido”. 

Clique aqui e leia a reportagem completa em nossa revista on-line. O acesso é gratuito!

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Alguns comportamentos felinos são considerados formas de comunicação com o tutor

CFMV homologa emissão de títulos de especialista em animais selvagens e em endocrinologia

Instituto de Estudos Avançados da USP lança livro sobre comunidades e famílias multiespécies

(Foto: C&G VF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

processo seletivo

Universidade de Franca recebe inscrições para Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal

Veterinária da Special Dog Company fala sobre a importância da doação de sangue pet