Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Mitos e verdades sobre os cuidados com os pets

Tutores e veterinários devem atuar juntos pelas necessidades dos animais
Por Equipe Cães&Gatos
cute and grey cat and dog lying on yellow sofa in messy apartment
Por Equipe Cães&Gatos

O cuidado individualizado e personalizado com os pets desempenha um papel fundamental na promoção de uma vida saudável e feliz para os filhos de quatro patas. Cada animal é único, com personalidade, estilo de vida e necessidades específicas de saúde. 

Ao adotar uma abordagem individualizada, os veterinários podem recomendar aos tutores tratamentos e produtos que levam em consideração essas particularidades, oferecendo resultados mais eficazes e duradouros. 

No entanto, esse tema ainda gera muitas dúvidas e, por isso, o médico-veterinário e gerente Técnico da Unidade de Animais de Companhia da MSD Saúde Animal, Márcio Barboza, separou quatro mitos e verdades sobre o assunto. 

O veterinário destaca a importância de tutores e veterinários trabalharem juntos para fornecer os melhores cuidados possíveis aos pets. “Cada pet é único e merece um plano de cuidados que leve em consideração sua saúde, histórico e estilo de vida. Ao adotar uma abordagem individualizada, estamos investindo em anos de saúde e felicidade para nossos companheiros de quatro patas”, afirma.

Ao compreender esses mitos e verdades, os tutores podem tomar decisões mais assertivas para a saúde de seus pets, colaborando com veterinários para criar um plano personalizado que atenda às necessidades exclusivas de cada animal. Isso não apenas promove o bem-estar do pet, mas também fortalece o vínculo especial entre tutor e animal.

A cat and a dog lie together on the bed.
Ao adotar uma abordagem individualizada, se investe em anos de saúde e felicidade para os companheiros de quatro patas (Foto: reprodução)

“Cuidados individualizados são caros e inacessíveis”

Mentira: Nem sempre a individualização do cuidado quer dizer mais gastos para o tutor. Inclusive, em alguns casos, a personalização pode até ficar mais em conta, já que o pet vai utilizar apenas produtos e tratamentos que são necessários de acordo com o seu perfil como, por exemplo, as vacinas. No entanto, para isso, é preciso consultar sempre o veterinário, para que ele faça a análise correta e indique o melhor tratamento e prevenção para aquele cão e gato.

“A tecnologia pode ajudar o tutor a cuidar do pet”

Verdade: Atualmente, os tutores de pets têm acesso a produtos que auxiliam na saúde e qualidade de vida do cachorro e gato, oferecendo um cuidado personalizado e individualizado. A MSD Saúde Animal, por exemplo, possui uma linha petnológica, a Sure PetCare, que disponibiliza produtos que podem monitorar e rastrear as atividades dos cães 24h por dia, como é o caso do Animo; obter informações, controlar e oferecer uma alimentação fresca e assertiva para o pet com a linha Sure Feed; oferecer passeios em locais externos da casa durante o dia, mesmo quando o tutor está à distância, por meio de portas automáticas do SureFlap Connect, e identificar o cachorro ou gato,  auxiliando a busca por animais perdidos, por meio de microchip.

“Apenas animais doentes precisam de cuidados individualizados”

Mentira: Cuidados personalizados vão além do tratamento de doenças. Eles envolvem prevenção, manejo de peso, escolha de alimentos adequados e consideração das necessidades comportamentais do animal, promovendo a saúde a longo prazo.

“Todos os pets da mesma espécie têm as mesmas necessidades”

Mentira: Cada pet é único e as necessidades variam mesmo dentro da mesma espécie. Cuidados personalizados levam em consideração fatores individuais como região, estilo de vida e personalidade.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Tamanho gigante: as nove maiores raças de cães do mundo

Situações estressantes podem prejudicar saúde dos gatos

Troca de pelos e problemas de pele são desafios da primavera