Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Novembro Azul Pet, da Universidade São Judas, realiza avaliações gratuitas em pets

Por Equipe Cães&Gatos
veterinário
Por Equipe Cães&Gatos

Novembro Azul é um movimento dedicado à conscientização do câncer de próstata, um dos tipos de câncer que mais acomete os homens no Brasil. Ações direcionadas à saúde humana são amplamente conhecidas, mas não podemos deixar de lado a causa animal. Por isso, a Universidade São Judas, integrante do Ecossistema Ânima de Educação, promove neste mês, o projeto Novembro Azul Pet. A ação acontecerá nos dias 16 e 30 de novembro, no saguão da unidade da Mooca, das 15h30h às 17h. Quem tiver um cão e quiser que ele passe por uma avaliação de qualidade, com profissionais e estudantes dedicados, basta trazê-lo neste período. 

A ação tem como proposta despertar a atenção de tutores dos pets para a importância dos exames em cães e gatos machos com o objetivo de diagnosticar as doenças que acometem não só a próstata, mas os testículos. 

Ação tem a proposta de despertar a atenção de tutores dos pets para a importância dos exames em cães e gatos (Foto: Divulgação)

A coordenadora do projeto, professora e médica-veterinária, Fabiola Setim, ressalta: “Além de exames para verificar a saúde dos animais, aproveitamos a data para a conscientização dos tutores sobre a importância da castração principalmente para prevenção da Hiperplasia Prostática Benigna (aumento do tamanho da glândula) afecção comum, em cães não castrados, em animais de meia-idade a idosos”. 

Com foco nesta situação, a Faculdade de Medicina Veterinária da São Judas promove anualmente o evento Novembro Azul Pet, que associa as habilidades práticas e o conhecimento técnico da equipe no treino dos estudantes, com foco na comunidade da região da Mooca, com atendimento dos cães e gatos machos do entorno. São realizadas triagens dos animais, exame físico completo e colheita de amostras para exames complementares como hemograma, função renal e hepática, exame cardiológico básico (eletrocardiograma) e, se necessário, encaminhamento para outros exames no Hospital Veterinário da São Judas. 

Para que o evento aconteça, os estudantes participam do Projeto de Extensão ligado ao curso de Veterinária, onde recebem palestras e treinamentos para os dias de atendimento ao público e auxiliam a equipe técnica no recebimento destes clientes e pacientes. 

Fabiola relata como se deram ações nos anos anteriores. “Em 2020 foram atendidos 16 pacientes (14 cães e 2 gatos) desses, 5 cães apresentaram alterações em testículos (criptorquidismo). Todos foram encaminhados para a orquiectomia em nossas instalações médicas. Em 2021, 5 pacientes foram atendidos e 2 apresentaram hiperplasia prostática benigna e 2, criptorquidismo. Neste ano, além destas alterações, o exame realizado também identificou animais com alterações cardíacas e foram encaminhados para o tratamento adequado”. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Dia da Homeopatia: Médica-veterinária fala sobre a prática e os benefícios que ela traz para os animais

Novembro Azul: médicos-veterinários falam sobre o câncer de próstata em cães e gatos

Veterinária fala sobre como oferecer suporte clínico e nutricional a pets diabéticos

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!