O piramidismo é uma condição que altera a conformação do casco do jabuti, tornando-o com um aspecto semelhante a uma pirâmide. Esse distúrbio, relacionado a doenças metabólicas e nutricionais, pode comprometer a saúde do animal, afetando tanto sua estrutura óssea, quanto os tecidos moles. Para compreender melhor essa condição, conversamos com o médico-veterinário de animais silvestres, pós-graduado em clínica e cirurgia de pets não convencionais, Luiz Fernando Guaraná, que esclareceu as principais causas, como prevenir o piramidismo e os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar dos jabutis.
A causa do problema
Segundo o médico-veterinário, “piramidismo é a condição caracterizada por uma alteração na conformação do casco do jabuti, com crescimento anormal das escamas em formato de pirâmides”. A doença está diretamente relacionada a uma deficiência nutricional e a distúrbios metabólicos, que alteram o processo de crescimento da carapaça e dos ossos do animal. “Esses problemas são mais comuns durante a fase inicial de vida do jabuti, uma vez que a alimentação e os cuidados ambientais, como a exposição à radiação ultravioleta, não estejam adequados”, reforça o profissional.

De acordo com o Guaraná, a principal causa do piramidismo é nutricional: “são animais que têm uma exigência muito grande, principalmente quando a gente fala das espécies brasileiras. São onívoros, ou seja, se alimentam de matéria vegetal, frutas, legumes e também de proteína animal. Além disso, precisam de exposição à radiação ultravioleta e aquecimento”, orienta o médico-veterinário. Esses fatores são essenciais para o desenvolvimento saudável do animal, mas, quando não são atendidos de maneira adequada, a condição de piramidismo pode se manifestar.
O piramidismo é uma doença que se desenvolve lentamente ao longo dos anos, e seu agravamento está associado a condições inadequadas de manejo desde a fase inicial de vida do jabuti. “O casco, que é uma carapaça óssea recoberta por escamas dérmicas, serve para proteger a estrutura óssea do animal”, relembra o médico-veterinário. “O problema ocorre quando o crescimento do casco não acompanha o crescimento do corpo do jabuti, levando a uma deformação”.
Diagnóstico facilitado
“A doença pode ser diagnosticada visualmente, pois a carapaça do jabuti apresenta irregularidades, como degraus ou deformações nas placas córneas”, orienta Guaraná. “Esse tipo de anomalia, mesmo que discreta, é suficiente para caracterizar o piramidismo em diversos graus, desde os mais leves até os mais avançados”.
Contrariamente ao que muitos pensam, o piramidismo não está relacionado à idade avançada do animal. “Muitas pessoas associam o grau de piramidismo com a idade do animal, mas isso não é verdade. A conformação do casco não muda com a idade, a alteração está diretamente ligada ao piramidismo, que é uma doença nutricional metabólica”, afirma o médico-veterinário. “Infelizmente, o piramidismo não tem cura, mas com a devida intervenção, é possível estagnar seu avanço e melhorar a qualidade de vida do jabuti afetado. O tratamento se baseia na correção do manejo nutricional e ambiental, ajustando os cuidados com a dieta e a exposição à radiação ultravioleta”.
Em relação ao tratamento, o especialista esclarece que “não existe um tratamento específico para o piramidismo. O que podemos fazer é ajustar o manejo do animal para que, dali em diante, ele tenha uma melhor condição e qualidade de vida.” Dependendo da gravidade da deformação do casco, o piramidismo pode afetar a locomoção do jabuti, tornando-o mais vulnerável a doenças e dificultando seus movimentos. No entanto, isso não impede que o animal tenha uma vida relativamente normal, embora o conforto e a saúde do animal possam ser prejudicados.
Leia a matéria completa na edição de Fevereiro da Revista Cães e Gatos neste link.
FAQ
O que é o piramidismo em jabutis?
O piramidismo é uma condição que altera a conformação do casco do jabuti, tornando-o com um aspecto semelhante a uma pirâmide.
Qual a relação dessa condição com a saúde do animal?
Esse distúrbio, relacionado a doenças metabólicas e nutricionais, pode comprometer a saúde do animal, afetando tanto sua estrutura óssea, quanto os tecidos moles.
Como é realizado o tratamento?
Não existe um tratamento específico para o piramidismo. O que podemos fazer é ajustar o manejo do animal para que, dali em diante, ele tenha uma melhor condição e qualidade de vida.
LEIA TAMBÉM:
Nem tudo o que tem casco duro é tartaruga
O casco da minha tartaruga está rosa… E agora?
A anorexia em répteis precisa de atenção especial dos tutores