Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Policiais aprimoram resgate de animais silvestres em Passo Fundo (RS)

Em 2023, 162 animais foram resgatados na cidade e mais de 2,7 mil nos 239 municípios atendidos pelo 3º BABM
Por Equipe Cães&Gatos
foto-treinamento
Por Equipe Cães&Gatos

Os policiais do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) participaram, no dia 26 de março, em Passo Fundo, de um treinamento voltado para o manejo de animais silvestres. A iniciativa é coordenada pelo Grupo de Estudos de Animais Silvestres (Geas) em colaboração com o Primaves e está sendo realizada no Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo (UPF).

- PUBLICIDADE -

Cerca de 20 policiais participam da ação. Durante a manhã, o treinamento ofereceu conhecimentos teóricos e, à tarde, haverá a etapa prática. 

O objetivo é capacitar os agentes para o manejo e transporte dos animais capturados, fatores que, se não observados, podem resultar na morte do animal quando entregues à equipe médica, disse a coordenadora do Geas e professora do curso de Medicina Veterinária da UPF, Michelli Ataíde.

Segundo ela, o resgate desses animais requer cuidados específicos, uma vez que eles veem os humanos como predadores. “É preciso usar técnicas adequadas, respeitando o espaço. Os estímulos também devem ser reduzidos. Animais silvestres possuem elevado grau de estresse ao toque, por isso quanto mais ágil e assertividade no resgate, menos estresse e maiores a chance de sobrevivência. Há casos de animais que chegam com vida na hospital, mas em função de um manejo e transporte inadequado, morrem na instituição”, explica a especialista.

Macaco bugio é exemplo dos animais silvestres resgatados pelo 3º BABM (Foto: divulgação)

Proteção dos animais e de quem faz o resgate

O comandante da 1ª Companhia Ambiental de Passo Fundo, capitão Thobias Dal Ponte, destaca que o treinamento também serve para evitar possíveis acidentes envolvendo os policiais durante esses trabalho. Ele cita como exemplo uma situação em que o batalhão foi acionado para resgatar um cervo em uma sala de aula e o policial acabou ferido na perna pelo animal. Recentemente, o 3º BABM adquiriu dois kits de resgate para animais maiores.

“O treinamento desta manhã vai prevenir acidentes como esse e aprimorar nosso trabalho. A ideia é que a equipe passe a operar em conformidade com técnicas exigidas e garanta o bem estar do animal para que, mais tarde, possa ser solto novamente na natureza”, disse. 

Em 2023, 162 animais silvestres foram resgatados em Passo Fundo. Ao todo, foram 2.670 resgates nos 239 municípios de atuação do 3º BABM. De acordo com Ataíde, todos os animais recolhidos e apreendidos passam por exames antes da avaliação da equipe médica veterinária. 

Depois, os profissionais decidem se o animal será devolvido à natureza ou encaminhado para um mantenedor de fauna. Em Passo Fundo, o Primaves é credenciado como um mantenedor da fauna. Atualmente há 350 animais silvestres na instituição.

Fonte: Gaúcha ZH, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:

Animais de companhia podem ser transportados com o Uber Pet em mais cidades brasileiras

Tutor deve proteger os pets de parasitas o ano inteiro

Presidente do CFMV avalia os 100 primeiros dias da atual gestão

Compartilhe este artigo agora no