Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

Polpa de beterraba auxilia na saúde intestinal dos pets

Nutriente contém fibras de fermentação moderada, o que ajuda a manter o cólon saudável
Por Equipe Cães&Gatos
foto-racao
Por Equipe Cães&Gatos

À medida que os animais de estimação assumem um papel cada vez mais significativo na vida das pessoas, a dinâmica entre os donos e seus companheiros peludos tem passado por uma constante revolução. Desde a atenção diária que requerem até a qualidade da comida que lhes é oferecida, um aspecto tem se destacado nos últimos anos: o cuidado com a saúde dos animais de estimação tem se tornado uma prioridade em muitos lares.

De acordo com a supervisora de especialidades da Quimtia Brasil, Georgia Almeida, uma das alternativas que vem se tornado cada vez mais evidente e importante quando o assunto é nutrição de qualidade dos pets é a inclusão da polpa de beterraba na fórmula da ração.

Para a especialista, o nutriente, que é rico em fibras e outros nutrientes, como vitaminas e minerais, contribui de maneira considerável para uma melhora na saúde gastrointestinal dos animais.

A especialista lembra que o fato de o nutriente conter fibras de fermentação moderada ajuda a manter o cólon saudável e promove uma melhora na consistência das fezes, por exemplo, e que, além disso, ela [a polpa de beterraba] contribui para que haja maior facilidade na digestão e, consequentemente, um maior bem-estar aos animais que consomem rações com polpa de beterraba.

“Além disso, uma ração que tenha em sua composição a polpa de beterraba reduz de maneira significativa a suscetibilidade a doenças, infecções, inflamações e desconfortos no intestino do animal”, ressalta.

Beterraba é rica em fibras e outros nutrientes, como vitaminas e minerais (Foto: reprodução)

A supervisora de especialidades da Quimtia Brasil ressalta que o nutriente atua, ainda, como uma importante fonte de energia aos animais de estimação, graças ao fato de ela ser degradada em ácidos graxos de cadeia curta.

“A inclusão do nutriente tem sido cada vez mais comum na composição de rações direcionadas a pets como cães e gatos, principalmente nas fases iniciais – filhotes –, e para os pets mais velhos – seniores”, enfatiza.

Polpa de beterraba não faz tudo sozinha

No entanto, ela destaca que a eficácia dos efeitos positivos da polpa de beterraba está diretamente relacionada à qualidade e ao balanceamento geral da ração e que é imprescindível que os fabricantes garantam uma formulação adequada que possa atender às necessidades nutricionais específicas de cada animal.

“A inclusão recomendada desse aditivo nutricional em rações de cães e gatos é de aproximadamente 10% por tonelada de ração produzida. Porém, para uma ração com boa digestibilidade é necessário muito mais do que somente a polpa de beterraba. Os macroingredientes precisam ser de boa qualidade, a inclusão de prebióticos e adsorventes também são importantes quando se pensa em saúde intestinal.”, finaliza a especialista.

Fonte: Quimtia Brasil, adaptado pela equipe Cães e Gatos. 

LEIA TAMBÉM:

Unidades de Vigilância em Saúde protegem a Saúde Pública contra zoonoses e pandemias

CFMV destaca urgência da regulamentação do transporte aéreo e rodoviário de animais

Dr. Pet lança o primeiro videocast do segmento pet em parceria com Nexgard Spectra

Compartilhe este artigo agora no