Você certamente já deve ter se perguntado por que gatos não gostam de água, não é mesmo? Até porque, vemos esse tipo de aversão demonstrada o tempo todo, inclusive em filmes, desenhos animados, livros. Volta e meia nos deparamos com alguma história que conta que um gatinho morria de medo de entrar na água, ou temia a chuva profundamente.
Mas, por que será que isso acontece? Por que a grande maioria dos gatos odeia água? Na realidade, existem algumas respostas para essa questão. Confira as possíveis causas e comece a entender melhor o universo dos bichanos!
Por que gatos não gostam de água?
Antes de você ler os motivos pelos quais muitos gatos não gostam de água, é importante ter em mente uma coisa: essas causas não são generalistas. Isso quer dizer que, sim, algumas delas podem ter a ver com o seu gatinho, outras não. Como cada animal é único, não podemos determinar uma única causa ou um conjunto delas para dizer, com certeza absoluta, as razões pelas quais os gatos não gostam de água. Portanto, tenha em mente que as hipóteses abaixo são hipóteses, combinado?
1. Evolução
Você sabia que grande parte dos ancestrais dos gatinhos domésticos viviam em regiões desérticas? Isso quer dizer que eles não tinham muito contato com a água. Por isso, não desenvolveram uma afinidade muito grande com ela, pois não precisavam se deparar com poças, lagos ou rios o tempo todo. Logo, isso pode explicar por que muitos não gostam de se molhar ou ficar perto de água.
2. Pelagem
A pelagem dos bichanos pode ser um dos motivos pelos quais gatos não gostam de água, sabia? Nós explicamos! A pelagem dos gatinhos, quando fica muito molhada, pode pesar no corpinho do pet. Ou seja, ele fica mais pesado do que o normal. E sabe o que esse peso a mais pode significar para os nossos amigos peludos? Menos agilidade na hora de caçar algo ou de fugir de algum perigo.
Por isso, muitos gatos podem não gostar de se molhar. Até porque, além dessa questão do pelo pesado, a demora na secagem pode tornar tudo ainda pior. Então, nada de brincar de molhar gato, hein? Pois isso pode atrapalhar a proteção deles de conseguir ser ágeis!
3. Vulnerabilidade
Não podemos nos esquecer de que os gatos são animais extremamente sensíveis ao ambiente ao seu redor. Por conta disso, eles podem se sentir vulneráveis ao estar molhados, pois isso afeta sua mobilidade e capacidade de escapar rapidamente em caso de perigo, como comentamos acima. Então, por se sentirem mais expostos ao perigo, eles podem tentar fugir desse tipo de situação o máximo que conseguirem.
4. Experiências
Não é novidade para ninguém que as primeiras experiências de vida dos bichinhos pode dizer muito sobre o que eles gostam ou não gostam de fazer. No caso do fato de que muitos gatos não gostam de água, podemos pensar em experiências de vida que eles tiveram com relação a isso. Por exemplo, se o gatinho presenciou uma tempestade muito intensa, ou foi forçado a tomar banho mesmo com medo, é provável que essas situações tenham traumatizado o animal. A consequência? Um medo exorbitante de água.
Por isso, é muito importante oferecer boas experiências para os gatinhos, desde filhotes, sem forçar a barra. Mostrar coisas novas gradativamente é peça-chave para evitar medos e traumas, como no caso do medo da água.
5. Instinto de autopreservação
Os gatinhos são muito conhecidos por prezar pela sua higiene e por se lamber constantemente, com o intuito de manter os pelos sempre bem limpinhos. Isso quer dizer que, para eles, o corpo está limpo, diferentemente do que acontece quando ele é colocado dentro da água. A água pode ter cheiros dos produtos químicos, além de que o uso de produtos de higiene como shampoos podem ser um grande incômodo.
Para os gatos, tudo isso está sujando eles. Logo, eles podem se sentir muito incomodados com a situação. Dito de outra forma, pode ser que a água, em si, não seja o problema, mas o efeito que ela pode criar: o de sujar o corpinho do seu amigo peludo.
6. Sensação tátil é um dos motivos pelos quais gatos não gostam de água
A sensação tátil da água é outro ponto que devemos considerar ao pensar sobre o fato de que muitos gatos não gostam de água. Os gatos podem ser bem sensíveis com relação aos seus sentidos, como tato, audição e olfato. Isso significa que a água pode ser muito incômoda na pele deles. Eles podem achar desagradável esse toque da água, resultando em uma aversão a esse tipo de situação.
Além disso, eles podem se sentir completamente sem controle por conta do escoamento da água, o que gera medo e aversão. Lembremos sempre que os gatos valorizam a familiaridade e a rotina, logo, qualquer coisa diferente e que faz com que o gatinho sinta que perdeu o controle é algo que pode deixá-lo com muito medo.
7. Falta de exposição é um dos motivos pelos quais gatos não gostam de água
Por fim, assim como as experiências ruins na infância do gatinho podem fazer com que ele tenha medo de água, a falta de exposição também. Se o gato nunca entra em contato com a água ao longo de anos, e der repente precisa tomar um banho, ele poderá ficar extremamente assustado. Afinal, o que está acontecendo? E por que está acontecendo? Tudo isso pode deixar o nosso bichano muito assustado.
E nós sabemos como eles amam estar a par de tudo que está acontecendo, não é mesmo? Então lembre-se disso quando resolver dar banho no gato!
É claro que esses são apenas alguns dos possíveis motivos pelos quais os gatos não gostam de água. Lembre-se de que cada pet é único e pode ter as suas próprias razões.
Além disso, converse com o veterinário do seu gato para saber como você pode acostumá-lo melhor com a água, especialmente para quando ele precisar de um bom banho.
Fonte: Portal do Dog, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Técnica mantém pets calmos na hora do banho
Pode dar banho no pet em casa? Especialista dá dicas
Com quantos meses pode dar banho no cachorro? Veja dicas