Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

Primeira jornada Latino-Americana de castração em massa começa em outubro

Por Equipe Cães&Gatos
castração
Por Equipe Cães&Gatos

A partir do dia 04 de outubro, as organizações de proteção animal estão trabalhando para estabelecer um marco histórico no que se refere ao bem-estar animal, mais de 100 organizações (algumas estatais, outras privadas), de 16 países, uniram suas forças para organizar o Primeiro Dia de Castração ou Esterilização em Massa na América Latina. No Brasil, na cidade de São Paulo, as castrações estão sendo feitas pela ONG AMPARA Animal. 

Protetores da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Honduras, Guatemala, México, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela estão realizando cirurgias de castração ou esterilização, em cães e gatos, num evento único e especial que procura promover a castração, a guarda responsável e o bem-estar animal, no âmbito da saúde única. 

castração
A castração aumenta dois ou três anos a sobrevida dos animais de estimação (Foto: Reprodução)

POR QUE CASTRAR OU ESTERILIZAR? 

A castração dos animais serve para evitar gestações e partos indesejados (que culminam em abandono e maus-tratos), evitar as complicações do cio das cadelas, seguidas por todos os cães machos da vizinhança, evitar os passeios noturnos dos gatos, que chegam indesejadamente às casas, reduzem as doenças venéreas, reduzem o número de cães e gatos abandonados, diminuem o risco de zoonoses e, além disso, com esta cirurgia, aumenta-se em dois ou três anos a sobrevida de nossos animais de estimação. 

O que é SAÚDE única (ONE Health)? 

One Health é um programa realizado por organizações internacionais de médicos e médicos-veterinários, que tentam reduzir os tratamentos com antibióticos em animais e reduzir os riscos de zoonoses. São muitas as zoonoses transmitidas por cães e gatos: Raiva, Doença de Lyme, Doença de Fronteira, Teníase, Febre da Carraça, Dipilidíase, Oxiurose, Toxoplasmose, Neosporose, Sarcocistose, etc. E através do controle ético das populações de animais, por meio do controle reprodutivo, há redução da transmissão de doenças zoonóticas para a população mundial. 

SOBRE A AMPARA 

A AMPARA Animal nasceu em 2010, com a missão de transformar a sociedade através de ações preventivas, gerando impacto positivo com suas ações focadas em educação, controle populacional e adoção de cães e gatos. 

Combater as mais variadas formas de violência contra a fauna, atuando com advocacy e elaboração de políticas públicas mais eficientes. Defender uma sociedade mais justa e ética, onde os animais sejam tratados com respeito, e possam coexistir com a espécie humana de forma equilibrada. 

Em 2015, se tornou a instituição que mais ajuda animais no País, ao se tornar uma “ONG mãe” que oferece suporte para mais de 530 abrigos em âmbito nacional. 

Em 2016, uma nova frente foi criada, a AMPARA Silvestre, com foco em conservação ao reabilitar espécies silvestres para que possam ser devolvidas à natureza e também oferecer bem-estar aos animais condenados ao cativeiro. 

Há onze anos a AMPARA empreende para que a causa animal ganhe notoriedade e relevância, se tornando a organização referência na defesa dos direitos e proteção dos animais. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Dia Mundial dos Animais: ONGs falam sobre a importância de adotar e cuidar bem de um animal resgatado

Papel da nutrição nas doenças dermatológicas marcou Simpósio Global da Hill’s

Médica-veterinária fala sobre os cuidados com os gatos durante a primavera

Compartilhe este artigo agora no