Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Probióticos são aliados na saúde digestiva dos cães 

Aproximadamente 20% dos cães apresentem problemas digestivos em algum momento da vida
Por Equipe Cães&Gatos
cachorro no colo
Por Equipe Cães&Gatos

Os probióticos ganham cada vez mais destaque como suplementos que contribuem para o bem-estar dos cães. Administrados corretamente, esses microrganismos proporcionam benefícios em termos de equilíbrio intestinal e imunidade para os animais de estimação. “No Brasil, onde condições como gastroenterite canina são frequentes, os probióticos têm mostrado resultado positivo no controle dessas doenças”, destaca Marília Scauri Costa, gerente de produtos da Pearson Saúde Animal. 

- PUBLICIDADE -

A microbiota intestinal, também conhecida como flora intestinal ou microbioma intestinal, refere-se ao conjunto de microrganismos principalmente bactérias, que habitam o trato gastrointestinal dos animais. Esses microrganismos desempenham papéis essenciais na digestão, na produção de nutrientes essenciais, na regulação do sistema imunológico e na proteção contra patógenos. Ao considerar o equilíbrio desses microrganismos, a disbiose é a alteração qualitativa ou quantitativa desta microbiota intestinal que resulta na alteração de sua função normal. 

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), doenças gastrointestinais estão entre os mais importantes problemas de saúde dos pets. “Os sintomas das afecções intestinais causadas por essa disbiose podem incluir vômitos, diarreia com sangue ou muco e perda de apetite. Além disso, os cães podem ficar desidratados, apresentar dor abdominal, febre e, em casos prolongados, perder peso”, explica Marília. 

Administrados corretamente, esses microrganismos proporcionam benefícios em termos de equilíbrio intestinal e imunidade para os animais de estimação (Foto: Reprodução)

O intestino, muitas vezes chamado de ‘segundo cérebro’, desempenha papel importante na digestão, no comportamento e no bem-estar emocional dos pets. Mudanças na rotina do animal também podem ter impacto direto na sua saúde, afetando desde o apetite, até a consistência das fezes e o humor. Os animais são sensíveis a alterações no ambiente e nos horários de alimentação, podendo apresentar sintomas de estresse ou ansiedade, podendo desencadear diarreia ou variações no apetite. 

Cerca 20% dos cães enfrentam problemas digestivos em algum momento de suas vidas. Nesses casos, suplementos como o NutriCore Simbio Cães da Pearson Saúde Animal desempenham um importante papel. Este simbiótico é enriquecido com mais de 180 milhões de UFC/g de probióticos de múltiplas cepas, incluindo L. acidophilus, L. plantarum, B. bifidum, E. faecium e S. boulardii, além de MOS como prébiótico e enzimas digestivas. 

NutriCore Simbio Cães é um grande aliado na manutenção da saúde gastrointestinal dos cães. Além de promover o equilíbrio da flora intestinal, o suplemento auxilia a absorção de nutrientes essenciais. 

Fonte: Person Saúde Animal, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Saiba como proteger o seu gato de doenças renais
Entenda a importância da doação de sangue entre pets
Cigarros eletrônicos podem ser perigosos para os pets

Compartilhe este artigo agora no