in

Projetos de conservação visam reduzir captura de tartarugas marinhas no Nordeste

Técnicas de manejo farão parte do trabalho de treinamento e sensibilização de pescadores

Para reduzir a captura de tartarugas marinhas no Nordeste, Projeto Albatroz e Tamar se unem. Iniciativas aprenderam técnicas de manejo que farão parte do trabalho de treinamento e sensibilização de pescadores na nova base avançada do Projeto Albatroz, em Natal (RN). Capacitação foi oferecida pela Petrobras, patrocinadora de ambas, no final de junho.

A atividade ocorreu na sede do Projeto Tamar em Ubatuba (SP) e contou com a orientação do biólogo Bruno Giffoni. A equipe de técnicos do Projeto Albatroz aprendeu a utilizar a ferramenta ‘de-hooker’, que facilita a liberação dos anzóis das tartarugas marinhas na água e também capturadas a bordo dos barcos pesqueiros. A ferramenta permite uma soltura mais rápida e descomplicada dos animais durante o recolhimento dos anzóis.

Para a bióloga e técnica responsável pela base de Natal, que deve ser inaugurada no segundo semestre, o manejo correto das tartarugas capturadas por acidente pelos barcos de pesca aumenta a taxa de sobrevivência dos animais. “Se a tartaruga capturada for liberada rapidamente com ajuda com ‘de-hooker’ e estiver em boas condições de saúde, pode voltar ao mar com ajuda dos pescadores”, explica.

Vale ressaltar que, para dar início ao trabalho com os pescadores de Natal, o Projeto Tamar disponibilizou três equipamentos ‘de-hooker’ ao Projeto Albatroz: dois com ganchos curtos, para liberação dos animais a bordo, e um gancho com extensor, para liberação na água.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Cães e gatos contribuem positivamente para a saúde mental dos humanos

Fim da reprodução de braquicefálicos: será, de fato, possível esse marco na Veterinária?

Felinos: Associação americana atualiza diretrizes para cuidados com gatos geriátricos

(Foto: reprodução)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CRMV-RS: campanha esporotricose

Saúde Pública: CRMV-RS lança campanha de conscientização sobre Esporotricose

Em projeto de expansão, Grupo Pet Care adquire Hemovet e R&K Diagnósticos