- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Pulgas podem desencadear reações alérgicas e parasitismo intestinal nos cães e gatos

Soluções eficazes estão disponíveis no mercado veterinário para o controle de pulgas adultas e imaturas
Por Equipe Cães&Gatos
Pulgas podem desencadear reações alérgicas e parasitismo intestinal nos cães e gatos
Por Equipe Cães&Gatos

O controle de infestações de pulgas em pets nunca foi tarefa fácil. Por mais que haja produtos específicos eficazes para prevenção e controle, os tutores enfrentam severos desafios com esse ectoparasita. “Trata-se de um problema sério que exige muita atenção. As dificuldades sob o controle do ciclo evolutivo das pulgas e os prejuízos causados pelas infestações têm um impacto negativo tanto para a saúde dos animais de companhia, quanto para a saúde das pessoas”, destaca a médica-veterinária Patrícia Guimarães, promotora técnica de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

Além de provocar muito desconforto, as picadas das pulgas causam inflamação, coceira e processos alérgicos na pele dos pets, podendo também ser responsáveis pelo desenvolvimento de parasitoses intestinais consideradas zoonoses, ou seja, com potencial de serem transmitidas dos pets para os humanos.

As pulgas são hospedeiros intermediários de parasitas intestinais que podem ser transmitidos aos cães e gatos através da ingestão (Foto: Reprodução)

O poder de multiplicação da pulga é um dos fatores determinantes para sua sobrevivência: “As pulgas fêmeas podem depositar até 50 ovos por dia em cima do corpo dos cães. O seu ciclo de vida é de aproximadamente quatro meses. Apenas cinco por cento de uma população de pulgas adultas se encontram no animal, já que os outros noventa e cinco por cento correspondentes à população de pulgas em estágio imaturo estão presentes no ambiente. 

Os hábitos dos pets potencializam a multiplicação. Afinal, se o cão carrega consigo determinada carga de pulgas, elas irão utilizá-lo como veículo para infestar os locais de descanso deste hospedeiro, como tapetes, casinhas, caminhas, sofás, pisos de taco, quintais e outros lugares da casa. Por isso, a tarefa de erradicar as pulgas, principalmente nas formas imaturas presentes no ambiente, se torna tão difícil”, explica Patrícia.

Uma das espécies mais famosas de pulga, a Ctenocephalides felis é conhecida por parasitar tanto cães quanto gatos. Esta espécie não possui asas e quando se encontra no ambiente em seu estágio imaturo final chamado “pupa”, é capaz de detectar a vibração do movimento dos pets, bem como a pressão dos passos, ruído e calor corpóreo. Dessa forma, percebem quando o animal está se aproximando e a pulga adulta eclode da pupa saltando para o corpo do animal com o objetivo de se alimentar.

Por mais que haja produtos específicos eficazes para prevenção e controle, os tutores enfrentam severos desafios com esse ectoparasita (Foto: Reprodução)

Com dieta à base de sangue, machos e fêmeas de C. felis possuem entre 1 a 2,5 milímetros de comprimento respectivamente e suas picadas proporcionam desconforto, coceira, vermelhidão, fraqueza e dermatite alérgica.

O problema se amplifica, pois, as pulgas são hospedeiros intermediários de parasitas intestinais que podem ser transmitidos aos cães e gatos através da ingestão. “Pulgas Ctenocephalides spp. infectadas podem facilmente transmitir larvas de vermes, como o Dipylidium caninum para cães e gatos. No momento em que o animal se coça como reação instintiva às picadas, ele pode acabar ingerindo o inseto. Depois, o verme eclode no intestino delgado do novo hospedeiro, desenvolvendo quadros clínicos que variam entre assintomáticos à cólicas, diarreia com muco, desconforto e prurido na região anal, perda de peso, entre outros”, completa a especialista da Vetoquinol.

“Frontmax Coleira é uma das soluções mais eficazes do mercado veterinário para o controle de pulgas adultas e imaturas, carrapatos e o vetor transmissor da leishmaniose visceral canina. Maleável, resistente, à prova d´água e com formulação exclusiva que combina a ação sinérgica de seus três princípios ativos, fipronil, permetrina e piriproxifeno, Frontmax Coleira é indicada para cães a partir dos dez meses de vida e oferece proteção contínua e de forma ininterrupta por até oito meses consecutivos”, finaliza a promotora.

Fonte: Vetoquinol Saúde Animal, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

FAQ

Quais os riscos das pulgas para os pets?

As dificuldades sob o controle do ciclo evolutivo das pulgas e os prejuízos causados pelas infestações têm um impacto negativo tanto para a saúde dos animais de companhia, quanto para a saúde das pessoas.

As pulgas afetam apenas os cães?

Não. Uma das espécies mais famosas de pulga, a Ctenocephalides felis é conhecida por parasitar tanto cães quanto gatos.

Quais as consequências das picada de uma pulga?

As picadas proporcionam desconforto, coceira, vermelhidão, fraqueza e dermatite alérgica.

LEIA TAMBÉM:
Aumento de parasitas afeta a saúde dos animais
Vetoquinol destaca coleira Frontmax durante Simpósio do Brasileish
Vetoquinol trabalha para a prevenção da leishmaniose por meio de Frontmax Coleira


Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no