Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades, Destaques

Raça Corgi é conhecida como “cães da realeza” e precisa de cuidados especiais

Por Equipe Cães&Gatos
corgi
Por Equipe Cães&Gatos

Cláudia Guimarães, da redação

claudia@ciasullieditores.com.br

Eles possuem membros curtos, são fortes e robustos, com corpos alongados. Também são muito espertos e ativos e, por isso, chamaram atenção da Rainha Elizabeth II, que faleceu recentemente, mas, durante toda a vida, não deixou de demonstrar seu carinho pelos animais, principalmente por eles: os cães Corgi. Na era dos influenciadores, podemos afirmar que “Betinha”, como é chamada nas redes sociais, influenciou também. Muitas pessoas adquiriram um cão desta raça por ser um “animal da realeza”.

Os cães da raça Corgi são muito alegres e dedicam grande afeição aos tutores (Foto: reprodução)

A médica-veterinária e proprietária do Canil Feather Shine, Jaqueline Monteiro Pena , conta que o País de Gales, no sudeste da Grã Bretanha, é o local de origem desta raça. “Esses cães são sociáveis, amorosos e brincalhões. Se dão muito bem com idosos, crianças e outros pets”, revela.

“Enérgicos, vigilantes, muito divertidos e engraçados” é como o  especialista em comportamento animal e diretor Técnico da Cão Ideal Educação de Animais, Gustavo Campelo, define os Corgis. “São muito alegres e dedicam grande afeição aos tutores. Por sua inteligência, são adestrados facilmente, desde que a rotina seja adequada desde filhote”, adiciona.

Campelo narra que esses cães já foram utilizados para guiar ovelhas no passado. “São ativos e necessitam de passeios diários. Ainda sobre o adestramento, eles aprendem rápido e gostam de agradar o tutor. Mas é importante mostrar os limites, desde cedo, para não se tornar um adulto mimado e mal educado”, sugere.

Outra característica específica da raça é o rabo: ele é curto ou, em alguns, inexistentes. “Alguns cães nascem sem a cauda, anuro ou bobtail, mas carregam o gene bobtail, que é o gene do locus T, uma condição genética. Lembrando que, aqui no Brasil, é proibido a realização do corte de cauda”, frisa Jaqueline.

Problemas reais aos cães da realeza

Por sua inteligência, são adestrados facilmente, desde que a rotina seja adequada desde filhote
(Foto: reprodução)

Mas todo esse charme não é capaz de driblar certos probleminhas que podem surgir. Segundo a profissional, os Corgis têm tendência à obesidade. “Por isso, o tutor deve ter cuidado redobrado com a alimentação e o peso do animal. A nutrição deve ser balanceada, e o tutor não deve ofertar nada além do que o médico-veterinário recomendar, pois isso pode aumentar o ganho de peso e problemas futuros”, aconselha. 

Além disso, Jaqueline comenta sobre outros cuidados essenciais para manter a saúde e o bem-estar desses pets em dia, como escovação diária, pois eles soltam muitos pelos, e atenção com o piso, para que ele não tenha problemas futuros, pois são cães condrodistróficos, ou seja, propensos a terem problemas do disco intervertebral. “Displasia coxofemoral, displasia de cotovelo, acúmulo de tártaro e problemas cardíacos devem ser prevenidos, pois os Corgis podem ser acometidos por estes problemas”, salienta.

Para finalizar, Campelo afirma que a escolha de um bom criador faz toda a diferença, tanto para questões de temperamento, como para questões de saúde. “Bons criadores selecionam, não só pela estrutura e beleza, mas, também, levam o comportamento em consideração na hora de planejar a ninhada. Tudo com objetivo de manter o padrão da raça”, discorre.

Além disso, o profissional reforça a importância de adestrar esses pets desde cedo. “É sempre melhor prevenir do que remediar. Muita gente acaba não achando necessário e só procuram um profissional quando o cão já está apresentando problemas comportamentais. Essa atitude acaba dificultando e deixando mais custoso o treinamento”.

Jaqueline informa que os valores para adquirir um Corgi variam entre 13 e 15 mil reais. “É importante pesquisar antes de comprar, lembrando que comprando/adotando um pet, estamos adquirindo uma vida”, encerra.

Compartilhe este artigo agora no