Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

SESSÃO PLENÁRIA DO CFMV DEBATE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO

SESSÃO PLENÁRIA DO CFMV DEBATE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO. Encontro também elegeu os vencedores dos prêmios Octávio Domingues, Paulo Paulo Dacorso Filho e da Comenda Muniz de Aragão
Por Equipe Cães&Gatos
abrigo-1603802911
Por Equipe Cães&Gatos

Encontro também elegeu os vencedores dos prêmios Octávio Domingues, Paulo Paulo Dacorso Filho e da Comenda Muniz de Aragão

Em Sessão Plenária Ordinária, realizada por videoconferência, nos dias 20 e 21 de outubro, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) reuniu diretores e conselheiros para analisar e aprovar novas resoluções, com, por exemplo, terapia com células-tronco e uso da ozonioterapia na Medicina Veterinária. O grupo deliberou sobre processos administrativos, analisou os nomes indicados ao Prêmio Octávio Domingues (2019), e assistiu a uma apresentação sobre Medicina Veterinária do Coletivo (MVC).

A médica-veterinária docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presidente do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo e da Associação brasileira de Bem-Estar Animal, Rita de Cássia Maria Garcia, discorreu sobre essa recente área da profissão. “A MVC engloba a Medicina Veterinária de Abrigos, saúde coletiva e Medicina Veterinária Legal, abordando questões referentes às interações humano, animal e meio ambiente e a promoção de relações harmônicas entre eles”, explicou.

A MVC nasceu do manejo populacional humanitário e sustentável de cães e gatos em áreas urbanas, pois, durante muito tempo, os animais eram capturados e eliminados. “O profissional deste campo não tem que ter só a formação sanitarista, a abrangência é muito maior. Muitas vezes, o médico-veterinário é a primeira pessoa a ter contato com um animal que sofreu abuso. Por trás desses casos, há pessoas em risco, principalmente crianças” alerta a médica-veterinária.

Decisões. O pleno também analisou assuntos e processos de natureza contábil-financeira e aprovou resolução sobre os cuidados que o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) deve adotar para guarda dos dados dos médicos-veterinários e zootecnistas inscritos, em cumprimento à nova Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709). Além disso, a plenária elegeu, em escrutínio secreto, o zootecnista que receberá o Prêmio Octávio Domingues (2019), cujo nome será divulgado no próximo mês, assim como os médicos-veterinários ganhadores do Prêmio Paulo Dacorso Filho e da Comenda Muniz de Aragão.

As novas resoluções analisadas pelos diretores e conselheiros estão previstas para ser publicadas no Diário Oficial da União ainda este mês, quando também serão notícia no site e redes sociais do CFMV.

Participaram da reunião o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida; o vice-presidente, Luiz Carlos Barboza Tavares; o secretário-geral, Helio Blume; e o tesoureiro, Wanderson Alves Ferreira, representantes da diretoria. Completaram o grupo os conselheiros  Cícero Araújo Pitombo, José Arthur de Abreu Martins, Irineu Benevides, Francisco Atualpa, Therezinha Porto, Wendell José de Lima Melo e Fábio Holder.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!