Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Sistema CFMV/CRMVs lança campanha “Médico-Veterinário. Médico com V de Vida”

Objetivo é mostrar as diversas áreas em que os profissionais estão inseridos e que pouca gente conhece
Por Equipe Cães&Gatos
06
Por Equipe Cães&Gatos

Quem se lembra do médico-veterinário quando está saboreando uma refeição? E quem sabe que médicos-veterinários são fundamentais para negócios como granjas, frigoríficos, entrepostos, queijarias e toda a indústria de produtos de origem animal? Poucas pessoas fazem essa associação e muitas relacionam esse profissional apenas ao cuidado com cães e gatos, apenas.

Para mostrar à sociedade a amplitude do trabalho desenvolvido pelos profissionais e homenagear os médicos-veterinários pelo seu dia, celebrado em 9 de setembro, os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) lançam a campanha nacional “Medicina Veterinária: é ciência, é medicina, é agro, é única e vai além”.

O objetivo é mostrar as diversas áreas em que os profissionais estão inseridos e que pouca gente conhece. A campanha ainda reforça o slogan “Médico-veterinário. Médico com V de Vida”, que vem sendo trabalhado desde 2021, para reforçar o conceito de saúde única, ou seja, a conexão entre as saúdes ambiental, animal e humana.

O Brasil conta com quase 240 mil médicos-veterinários, dos quais 182,3 mil estão em atuação. Tradicionalmente, esses profissionais são conhecidos por tratar da saúde dos animais, mas realizam um trabalho que vai muito além desse cuidado.

Eles estão em mais de 80 áreas de atuação, como: inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, nas perícias médico-veterinárias e em ensino e pesquisa em todo o país. Também cuidam da prevenção de zoonoses, doenças transmitidas de animais para seres humanos, da produção de remédios e vacinas e do meio ambiente, entre tantas outras atividades.

No ar a partir do dia 4 de setembro, a campanha será veiculada nos meses de setembro e outubro nas plataformas digitais do Sistema CFMV/CRMVs (Foto: divulgação)

História e ensino

Há 90 anos, em 9 de setembro de 1933, o Decreto nº 23.133 efetivou a primeira regulamentação da Medicina Veterinária no Brasil. Pela primeira vez, foram determinados as condições e os campos de atuação para o exercício da Medicina Veterinária. Por isso, a data de publicação do decreto marca o Dia do Médico-Veterinário no Brasil.

Além disso, logo em seu artigo 1º, determina que o padrão do ensino da Medicina Veterinária no Brasil seguirá o da Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária do Ministério da Agricultura. “Esperava-se que os cursos a serem criados deveriam seguir essa escola padrão, mas temos percebido uma decadência no ensino. E esse tem sido nosso trabalho, visando ao ensino de qualidade, condenando a criação de cursos sem qualidade e rejeitando o EaD para a Medicina Veterinária”, destaca o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.                               

Cronograma

No ar a partir do dia 4 de setembro, a campanha será veiculada nos meses de setembro e outubro nas plataformas digitais do Sistema CFMV/CRMVs; na TV aberta e fechada, rádios, aeroportos, jornais e sites em todo o Brasil com informações que destacam como o médico-veterinário atua de forma integrada às demais áreas da saúde para a garantia da saúde única.

“É importante que isso fique claro e que a sociedade entenda que o médico-veterinário é um médico que vai além, porque ele tem o “‘V’ de Vida” e cuida também da prevenção de doenças transmitidas de animais para pessoas, da produção de remédios e vacinas, do meio ambiente, bem como da segurança dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor, além de estarem presentes em mais outras dezenas de áreas”, assinala o presidente do CFMV.

A campanha é comemorativa pelo Dia do Médico-Veterinário, celebrado em 9 de setembro, mas o conceito extrapola a data, uma vez que os profissionais estão presentes diariamente no cotidiano da população. A partir de 4 setembro, a campanha poderá ser vista nas redes sociais do CFMV e dos CRMVs; em outdoors nas capitais e na rádio CBN.

No sábado (9), a campanha será veiculada nas versões impressas e on-line da Folha de S.Paulo e do Estadão, principais jornais de circulação nacional do país; na TV Globo; no Canal Rural; na Globo News; e no Terra Viva. Na TV, a campanha será exibida durante todo o mês de setembro. Haverá, ainda, veiculação de mídia nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, principais polos de embarque e desembarque de voos nacionais e internacionais do país.

Ação Especial

Profissional mais de casa que o médico-veterinário não tem. Por essa razão, o Sistema CFMV/CRMVs vai realizar uma ação especial no programa É de Casa, da Rede Globo, no dia 9 de setembro, reforçando que o médico-veterinário vai além do cuidado com a saúde dos animais e está presente no dia a dia de toda a população brasileira e que isso, muitas vezes, passa despercebido. Na sequência, haverá exibição do filme da campanha no intervalo comercial.

O conteúdo vai destacar a essencialidade do médico-veterinário na qualidade do alimento de origem animal que é consumido pelas famílias brasileiras; as importantes pesquisas em que esses profissionais estão e estiveram envolvidos, a exemplo dos soros hiperimunes contra a covid-19, e como o trabalho dos médicos-veterinários colabora com a prevenção e redução na transmissão de doenças zoonóticas, que passam dos animais para as pessoas. Todas as peças da campanha “Médico-Veterinário. Médico com V de Vida” estão disponíveis no hotsite.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

CONFIRA MAIS MATÉRIAS EM NOSSA PÁGINA ESPECIAL PARA O VETERINÁRIO:

Busca por atualização ajuda veterinários a se destacarem no mercado competitivo

Apesar de avanços na profissão, números impactam atuação dos veterinários

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!