A terapia com cães é um dos instrumentos utilizados no Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES), para promover humanização e bem-estar às crianças internadas na unidade. Após um período de pausa no projeto, os pequenos receberam a visita dos cães do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), proporcionando um momento de descontração e contribuindo para uma melhor recuperação dos pacientes hospitalizados.
A cinoterapia é fruto da parceria firmada há dois anos com o Corpo de Bombeiros e utiliza o cão como facilitador no processo terapêutico dos hospitalizados. O Hospital da Criança recebeu os cães Jolie e Zumbi, dois labradores, acompanhados pelos cinotécnicos responsáveis, para uma visita a todas as alas da unidade, promovendo diversão e animação por onde passavam.
De acordo com a superintendente do Hospital da Criança, Catharina Costa, a ação consiste em melhorar a adesão aos tratamentos propostos pelo hospital. “Nós percebemos que a humanização faz toda a diferença na assistência, refletindo em um bom resultado para as nossas crianças e consequentemente acelerando a desospitalização na unidade”, explicou.
Um dos responsáveis por acompanhar Zumbi e Jolie, o cinotécnico e sargento do CBMSE, Tiago Garcia, explicou que os cães são de salvamento e que trabalham em ocorrências tanto em mata como em escombros. “Eles gostam muito de contato com as pessoas e por isso trabalhamos com a cinoterapia, tentando humanizar o ambiente hospitalar e amenizar a enfermidade dos pequenos, levando mais alegria e bem-estar para eles”, ressaltou Tiago.
Os responsáveis por levar alegria para o hospital já atuaram no salvamento de vidas durante algumas missões, como é o caso de Zumbi que atuou na Serra Carioca na região metropolitana de Recife e mais recentemente no Rio Grande do Sul, após ser atingido por fortes chuvas que afetaram o estado em maio deste ano.
Aceitação do projeto
A aposentada Regina dos Santos está com o filho internado no Hospital da Criança. Ela contou que o pequeno se recupera de uma pneumonia e derrame pleural e ressaltou que o momento com os cães trouxe distração e diversão para as crianças. “Muito importante trazerem os animais para alegrar nossos filhos e melhorar até no tratamento, pois trouxe animação para o dia deles e ainda ajuda a passar o tempo”, disse a mãe.
Assim como Regina, o jardineiro Wilton Carlos Lemos também está acompanhando o filho, hospitalizado na unidade. Para ele, a visita dos cães trouxe felicidade para seu pequeno. “Ver a felicidade dele não tem preço e tenho certeza que ele se divertiu bastante com os cachorros. Foi um momento de descontração até mesmo para nós que estamos como acompanhantes ajudando a deixar o ambiente mais leve”, comentou Wilton.
Fonte: Governo do Estado de Sergipe, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Veterinária ensina cuidados essenciais para pets com diabetes
Estudo revela que gatos sofrem pela morte de outros animais de estimação
Você conhece os benefícios para a saúde que um animal de companhia pode trazer?