in

Terapia com célula tronco mostrou bons resultados em pacientes em estágios iniciais de DRC

Transplante tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de cães

Com o objetivo de trazer mais uma ferramenta para tratar cães e gatos com Doença Renal Crônica (DRC), alunos da PUC Minas Betim, PUC Minas Praça da Liberdade e do Centro Universitário de Belo Horizonte desenvolveram o “Estudo retrospectivo dos níveis séricos de ureia e creatinina em cães com lesão renal crônica tratados com célula tronco”.

Com início em 2016, o grupo selecionou casos de 18 animais (em sua maioria, com idade superior a 10 anos) atendidos entre janeiro de 2012 e janeiro de 2016, com DRC e tratados com célula tronco.

Um dos idealizadores do estudo, o médico-veterinário, professor da PUC Minas Betim, Luiz Fernando Lucas Ferreira comenta que ainda são necessários mais estudos, pois o uso de célula tronco no tratamento da DRC ainda é recente, porém, os resultados da análise que o grupo desenvolveu foram promissores. “Foram animadores em cães nos dois primeiros estágios, que apresentaram melhora na qualidade de vida”, afirma Ferreira.

De acordo com Ferreira, o transplante de célula tronco tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de cães acometidos por DRC por meio da estabilização e possível reversão das lesões renais. Essas células tronco são de origem mesenquimal, retiradas do tecido adiposo de pacientes jovens e saudáveis, com autorização de seus respectivos tutores, durante cirurgias eletivas de castração.

Leia a reportagem completa na edição de outubro da C&G VF. Acesse aqui.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Tumores de mama em gatas se apresentam de forma mais agressiva que nas cadelas

Novo concurso da Polícia Civil conta com vagas para médicos-veterinários

Prof. Aulus Carciofi comanda simpósio sobre nutrição clínica de cães e gatos

(Foto: C&G VF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

acidentes de trânsito com animais

Graduandos apresentam propostas para participação do CRMV-SP no projeto Puraa

Qual o impacto de produtos de glicação avançada na saúde de cães e gatos?