Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Terapias veterinárias alternativas estão em crescimento nos últimos 20 anos

Estudo indica que aumentou o número de menções à Medicina Tradicional Chinesa, à Medicina Herbal e aos produtos naturais
Por Equipe Cães&Gatos
acupuntura
Por Equipe Cães&Gatos

Um estudo português revelou que o número de investigações veterinárias que mencionam terapias não convencionais aumentaram nos últimos 20 anos, com os extratos de plantas, óleos essenciais e plantas medicinais liderando esse crescimento.

A análise, promovida por Manuel Magalhães-Sant’Ana, Karolina Domingues, Nuno Henrique Franco, Isilda Rodrigues e George Stilwell, revela, ainda, que cresceu o número de menções à Medicina Tradicional Chinesa, à Medicina Herbal e aos produtos naturais, embora os seus números absolutos mantenham-se poucos.

Por sua vez, a referência à acupuntura diminuiu na última década e as menções à homeopatia, eletroacupuntura, osteopatia e quiroprática mantiveram-se escassas, sugerindo que seu uso na prática veterinária clínica pode não estar baseada em evidências publicadas.

Investigação ainda indica que a referência à acupuntura diminuiu na última década (Foto: reprodução)

A análise envolveu a pesquisa por menções a 17 termos relacionados com as terapias não convencionais, por meio de algoritmos, visando o título, o resumo científico e as palavras-chaves de toda a literatura recuperável até 2020 sob o termo “veterinary” do PubMed MeSH (N = 377 556). Foram calculadas a prevalência pontual, a incidência por década e a incidência cumulativa.

O estudo concluiu que são necessárias mais revisões para explorar esta questão, diferenciando a literatura secundária da primária e avaliando a relevância e a qualidade metodológica de estudos individuais, seguindo os princípios da Medicina Veterinária baseada em evidências.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Inteligência artificial é concorrente desleal para os médicos-veterinários?

Simpósio Brasileish conclui mais uma edição enriquecedora aos participantes

Veterinário lista benefícios de alimentação e petiscos naturais para os pets

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!