Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Veterinário reforça a importância da vermifugação aos pets

Os ambientes em que os pets ficam expostos podem trazer complicações para a saúde dos animais, por isso alguns cuidados precisam ser tomados pelos tutores
Por Equipe Cães&Gatos
cachorro e veterinário
Por Equipe Cães&Gatos

As verminoses são uma intercorrência muito comum no dia a dia de cães e gatos. No entanto, apesar de frequente, é preciso atenção dos tutores, pois podem comprometer o bem-estar e debilitar a saúde dos pets. Por conta disso, é importante que a vermifugação dos pets esteja em dia, de acordo com a orientação e supervisão do médico-veterinário de confiança, aconselha Kauê Ribeiro, médico-veterinário e Coordenador de Comunicação Técnica da Vetnil, empresa brasileira do setor veterinário.

A infecção por vermes pode ocorrer de diferentes formas, seja pelo ambiente, por meio da ingestão de água e/ou alimento contaminados, pelo contato com hospedeiros intermediários (como pulgas) ou até mesmo pelas fezes de outros animais infectados.

Sinais mais comuns causados pelos vermes

A presença de vermes em cães e gatos pode resultar em diversas manifestações e sinais clínicos. É fundamental ressaltar que os sinais podem variar conforme o tipo de verme, a gravidade da infecção e as características de cada indivíduo, explica o veterinárioEntre os sintomas mais comuns estão a diarreia, vômito, distensão abdominal, perda de peso, indisposição, pelagem fraca e sem brilho, entre outros.

É importante que a vermifugação dos pets esteja em dia (Foto: Reprodução)

Prevenção e tratamento

A melhor forma de proteger os pets contra os vermes é mantendo a vermifugação em dia, de acordo com o resultado de exames de fezes, os quais devem ser realizados periodicamente! De modo geral, a necessidade de vermifugação vai depender de diversos fatores, incluindo o estilo de vida de cada pet (sua idade, local onde vive, convivência com outros animais, entre outros), que deve sempre ser avaliada pelo médico-veterinário.

Pensando em auxiliar os tutores na rotina de cuidados com o seu pet, a Vetnil possui em seu portfólio o Vetmax Plus, vermífugo de amplo espectro, à base de fembendazol, praziquantel e pirantel, indicado no combate às infecções causadas por diversos parasitas gastrointestinais, incluindo nematódeos (vermes redondos) e cestódeos (vermes chatos) em cães e gatos. O medicamento está disponível em comprimidos e na versão líquida, facilitando a administração.   

Para manter a saúde e bem-estar dos cães e gatos, o especialista reforça a importância de manter as consultas frequentes ao médico-veterinário. Ele é o profissional que poderá esclarecer as dúvidas e orientar sobre as melhores soluções para os pets.

Fonte: Vetnil, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Veja como descobrir a idade de um gato 
Alterações no meio ambiente afetam a qualidade de vida dos animais silvestres
Veterinária dá dicas para adaptar os pets à nova rotina da casa com a chegada do bebê