- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

Veterinários falam sobre uso de Propionibacterium acnes como imunoestimulante em cães

Por Equipe Cães&Gatos
cachorro
Por Equipe Cães&Gatos

Propionibacterium acnes, anteriormente conhecida como Corynebacterium parvum, é uma bactéria anaeróbia gram-positiva que quando inativada é amplamente utilizada como modificadora de resposta biológica sob a forma de imunoestimulante. Tal componente age no sistema imunológico favorecendo a ativação de mecanismos de defesa inespecíficos, celulares e humorais, atuando como auxiliar na resposta imune e, coadjuvantemente, no tratamento de enfermidades que diminuem as defesas do organismo do animal. 

Imunologicamente, a detecção de Propionibacterium acnes, por parte de monócitos e macrófagos, ativa a ação dessas células e desencadeia uma série de reações “em cascata”, que induzem secreção de citocinas, dinamizando as funções de defesa dos fagócitos e dos linfócitos. Quando essa resposta inespecífica, caracterizada por sua atividade fagocítica e citotóxica, não é suficiente para controlar determinado processo infeccioso, Propionibacterium acnes age favorecendo a ativação de mecanismos de defesa específicos, celulares e humorais, principalmente por estimulação de linfócitos T e B. Além disso, as células responsáveis pelas respostas inespecíficas transmitem informações para a totalidade do sistema imune, garantindo um grande fluxo de comunicação intracelular para desencadear uma resposta de defesa eficaz contra agentes diversos. Ambos os mecanismos (resposta imune inespecífica e específica) dificultam o estabelecimento de agentes infecciosos e bloqueiam sua proliferação, impedindo ou dificultando a progressão da doença clínica. 

Em cães, Propionibacterium acnes pode ser utilizado como terapia única (papilomatose) ou adjuvante à terapia convencional em situações de imunossupressão, como, por exemplo, nas principais dermatopatias infecciosas que acometem a espécie (demodicidose, piodermite, dermatoses fúngicas como malasseziose e dermatofitose, dentre outras), doenças virais imunodebilitantes (p.ex. parvovirose, cinomose), enfermidades parasitárias imunossupressoras (p.ex. erliquiose, leishmaniose), dentre outras (2). Nesses casos, o intuito principal é desencadear uma resposta imune celular específica e eficaz contra diversos agentes infecciosos, dificultando o estabelecimento de infecção e bloqueando sua proliferação, o que minimiza ou impede a progressão da doença clínica. 

Além disso, é possível sugerir que Propionibacterium acnes possa auxiliar estimulando a resposta imunológica durante o protocolo de vacinação canina, ademais de aumentar a resistência de animais expostos ao risco de infecções, bem como coadjuvante na terapia de pacientes com câncer, em animais utilizando fármacos imunossupressores, casos de intoxicações, naqueles que passam por estresse quando submetidos a viagens ou procedimentos cirúrgicos, dentre outras indicações clínicas. 

Leia o artigo completo, gratuitamente, em nossa revista on-line. Acesse já!  

(Foto: C&G VF)

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Dia Mundial dos Animais: ONGs falam sobre a importância de adotar e cuidar bem de um animal resgatado

Papel da nutrição nas doenças dermatológicas marcou Simpósio Global da Hill’s

Médica-veterinária fala sobre os cuidados com os gatos durante a primavera

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no