in

Vetnil pontua cuidados básicos para garantir saúde e o bem-estar dos pets

Vacinação e visitas regulares ao veterinário são alguns dos pontos levantados pela empresa

Ao pensar em adotar um animal de companhia é fundamental entender que assim como nós, os pets também precisam de cuidados e acompanhamento médico especializado, para prevenir doenças e também proporcionar bem-estar ao longo dos anos. Pois isso, visitas regulares ao veterinário, vacinação anual, vermifugação e alimentação balanceada são essenciais para uma vida saudável.

A fim de conscientizar os tutores, a Vetnil separou algumas informações de cuidados básicos para serem praticados, entre elas está a “Frequência ideal de consultas ao médico-veterinário”. Segundo a empresa, os exames de rotina são grandes aliados para a detecção precoce e prevenção de algumas doenças, levando a melhores chances de tratamento e manutenção da qualidade de vida do pet.

De acordo com a idade, espécie e raça do seu pet, a quantidade de consultas por ano pode variar. Filhotes devem ser acompanhados mais intensamente, para realização das vacinações e acompanhamento do seu desenvolvimento. Animais adultos precisam ir a consultas pelo menos uma vez por ano, para avaliar sua saúde e acompanhar os cuidados com a vermifugação, vacinação e dieta. Já animais idosos, por terem maior chance de desenvolver algumas doenças, precisam ser avaliados pelo veterinário ao menos duas vezes no ano, para realização de exames preventivos e adequação de dieta e medicações.

É importante lembrar que, se o pet possui alguma doença crônica ou que demande uso de medicações contínuas, como diabetes, osteoartrose, doença renal ou dermatite atópica, por exemplo, o acompanhamento precisa ser mais frequente, o que deve ser conversado e estabelecido em conjunto com o veterinário.

Vetnil pontua cuidados básicos para garantir saúde e o bem-estar dos pets
De acordo com a idade, espécie e raça do seu pet, a quantidade de consultas por ano pode variar (foto: reprodução)

Vermifugação

A vermifugação é importante tanto para a saúde dos pets, como para a dos tutores. Por ficarem próximos ao chão, os animais podem ingerir ovos ou larvas dos vermes, o que pode levar a alterações clínicas, como: perda de peso, aumento do volume abdominal, perda de apetite, diarreia, entre outras alterações causadas pelas verminoses. Assim, é fundamental utilizar medicamentos para eliminar os vermes, que é o que chamamos de vermifugação. Esse processo pode ser realizado de duas a três vezes ao ano, de acordo com a chance de infecção que cada pet pode ter, o que será avaliado pelo médico-veterinário.

Vacinação

É preciso levar a sério a vacinação de cães e gatos, através dela é possível prevenir doenças severas, além disso, o imunizante ajuda na manutenção da saúde dos pets.

Por fim, a Vetnil chama atenção para a nutrição dos pets, e explica que manter uma alimentação saudável, balanceada e rica em nutrientes garante qualidade de vida e longevidade aos animais de companhia. Após avaliação de um médico-veterinário, pode ser prescrita a tradicional ração ou até mesmo a alimentação natural. O ideal é que os alimentos respeitem as necessidades e particularidades de cada indivíduo. Em alguns casos, a suplementação também é indicada.

Além destas informações, a empresa disponibiliza em suas redes sociais um conteúdo de vídeos completos, com informações exclusivas, com o propósito de esclarecer as principais dúvidas e orientar sobre os cuidados que os pets devem receber. Confira os vídeos na Playlist sobre o tema, através do site, clicando aqui.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

A nutrição está presente e transforma a vida dos animais todos os dias

RJ constrói viaduto para reduzir o número de acidentes envolvendo animais silvestres

Além de gravidez indesejada, castração ajuda a prevenir diversas doenças nos pets

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

célula-tronco

Tratamento com células-tronco: Conheça os benefícios desta terapia e como ela pode ajudar o pet

nova direção crmv-ro 2022-2025

Gestão: CRMV-RO recebe nova diretoria que atenderá o triênio 2022-2025