O Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal Waltham, parte da Mars Petcare, tem dedicado uma grande parcela de suas pesquisas às temáticas relacionadas à interação humano-animal, para comprovar o quanto essa relação é benéfica. Em uma pesquisa incluindo a Human Animal Bond Research Institute (HABRI) e outras instituições, foram encontrados progressos significativos na explicação de como os pets desempenham um papel importante na saúde e bem-estar humano.
Alguns estudos das instituições mostram que os tutores são menos propensos a desenvolverem obesidade, realizam mais atividades físicas, têm risco reduzido de doenças cardíacas e são mais conectados socialmente do que aqueles que não têm um pet.
As pesquisas também apontam que cães e gatos oferecem inúmeros benefícios para pessoas com problemas de saúde mental e também contribuem para a redução do estresse do dia a dia. Para alguns indivíduos a presença de um pet aumenta o apoio social, reduz a solidão e a sensação de isolamento.
As crianças também obtêm diversos ganhos a partir desta relação, tais como: o desenvolvimento do senso de responsabilidade e o comportamento carinhoso, que possuem forte associação com o apego ao animal.
Além disso, as pesquisas mostram que:
• Cães e gatos satisfazem a necessidade de confiar ou conversar com alguém, por serem companheiros e estarem sempre disponíveis;
• A relação humano-animal desenvolve consciência social, criando habilidades de relacionamento que aprimoram a capacidade de interação com as pessoas;
• Tutores frequentemente relatam que conheceram pessoas e fizeram amigos durante as caminhadas com seus pets;
• Os adolescentes demonstram satisfação na companhia dos animais, por estarem sempre em busca de amor e apoio, além de se envolverem em menos conflitos com seus irmãos.
A relação entre humanos e animais evolui diariamente na busca por entendimento e aprendizado sobre quando, onde e como essa convivência pode ser ainda mais positiva para ambos. Tanto a HABRI quanto a Mars Petcare estão fortemente comprometidas com a missão de fazer um mundo melhor para os pets e revelar como essa relação se torna cada vez mais favorável.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Fim da reprodução de braquicefálicos: será, de fato, possível esse marco na Veterinária?
Felinos: Associação americana atualiza diretrizes para cuidados com gatos geriátricos
84% dos tutores de gatos consideram o veterinário como principal fonte de informação