Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Veterinários alertam tutores sobre alergias alimentares que acometem os pets

Por Equipe Cães&Gatos
Veterinários alertam tutores sobre alergias alimentares que acometem os pets
Por Equipe Cães&Gatos

Alguns temas precisam ser frisados ao decorrer do tempo para não cair no esquecimento, como é o caso de alergias alimentares que, em uma rotina clínica, podem ser comuns. A médica-veterinária dermatologista e sócia-proprietária da Metazooa Clínica Veterinária, Cristina Sartorato, explica que a alergia alimentar ou dermatite trofoalérgica, é caracterizada por um quadro imunológico, que faz parte das reações adversas ao alimento,  podendo envolver manifestações imediatas com a produção de IgE e respostas imunes tardias  dependentes de interleucinas produzidas por linfócitos T.

O médico-veterinário e mestre em ciências e secretário Geral da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV), Leandro Haroutune, acrescenta que se pode definir a alergia alimentar como uma doença resultante de uma resposta imunológica anômala desencadeada pelo contato/ingestão de alimentos ou aditivos alimentares incriminados. 

Por isso, diante da importância do assunto, é válido observar o comportamento dos pets após a alimentação. O médico-veterinário, Paulo Sergio Salzo, explica que a maioria dos animais acometidos por alergia alimentar apresenta dermatopatia, ou seja, lesões de auto traumatismo, como alopecia, eritema e escoriações.

De acordo com os profissionais, em sua maioria, os vilões estão associados a Carne bovina (34%); Laticínios (17%); Carne de frango (15%); Trigo (13%); Soja (6%); Cordeiro (5%); Milho (4%); Ovos (4%); Carne suína (2%); Peixe (2%) e Arroz (2%).

Clique aqui para ler a matéria completa, na edição de março da C&G VF.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Médica-veterinária recebe honraria pelos trabalhos voltados à proteção animal

Veterinária que cuida e pesquisa serpentes comenta suas principais realizações profissionais

Apesar de decreto estadual, CRMV-SP recomenda uso de máscaras em clínicas veterinárias

(foto: C&G VF)

Compartilhe este artigo agora no