Quem tem um pet sabe como os atendimentos veterinários são caros, e a construção de hospitais públicos pode ser uma saída para quem não tem condições de pagar uma consulta ou procedimento.
Cidades do ABC paulista estão investindo na construção de hospitais públicos veterinários, onde o atendimento é 100% gratuito. Em Santo André, as obras da primeira unidade começaram em fevereiro.
São Bernardo do Campo também pretende inaugurar o primeiro hospital da cidade em setembro, focado no atendimento de pessoas de baixa renda registradas no cadastro único. A estimativa é que existam mais de 100 mil pets na cidade.
Na capital paulista, já existem quatro hospitais desse tipo, com atendimentos de emergência, cirurgias, exames e internação. O último foi inaugurado no dia primeiro de julho, no Butantã.
O foco de atendimento dos hospitais de São Paulo, são as pessoas de baixa renda e para ser atendido basta o tutor levar o documento de identidade com foto, comprovante de residência, registro geral do animal (RGA) e, se tiver, o cartão ou comprovante de programa social.
Os atendimentos não são agendados, os pets são atendidos por ordem de chegada e distribuição de senha. Os hospitais funcionam de segunda à sexta-feira, das 06h30 às 17h. Os casos de urgência e emergência não necessitam da retirada de senha, são atendidos com prioridade.
Fonte: Band Uol, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Médica-veterinária fala sobre esporotricose e melhor opção de tratamento
Veterinários devem ter atenção ao distinguir lesão na boca de felinos entre benignas e malignas
USP e Prefeitura de São Paulo firmam convênio para oferecer tratamento gratuito a cães e gatos