No dia 20 de julho, é celebrado o Dia do Amigo, data que representa não apenas as boas relações de amizade humanas, mas também o vínculo especial entre tutores e seus animais de estimação, reforçando o papel essencial dos pets no bem-estar e saúde mental.
Neste contexto, a Mars Petcare destaca os estudos conduzidos em seu centro de estudos, o WALTHAM Petcare Science Institute, em colaboração com o Instituto de Pesquisa do Vínculo Humano-Animal (HABRI).
Estas pesquisas revelaram os diversos benefícios que a interação entre humanos e animais de estimação proporciona para nossa saúde e bem-estar. Baseados em pesquisas recentes e nos insights da primeira Cúpula sobre Isolamento Social e Animais de Estimação, especialistas em saúde humana e veterinária demonstram como essa relação especial pode significativamente mitigar a solidão e o isolamento social. Elas indicam que a convivência com pets e a terapia assistida por animais está associada a níveis reduzidos de depressão, aumento dos hormônios da felicidade (oxitocina, dopamina e serotonina) e uma maior qualidade de vida, especialmente em idosos.
Facilitar o acesso a animais de estimação pode ser benéfico para pessoas com desafios de saúde mental, proporcionando uma sensação de propósito, rotina e atividade física, elementos fundamentais para a saúde mental e emocional.
Benefícios verificados cientificamente:
- Redução da Depressão: Interações com animais de estimação aumentam os hormônios da felicidade e promovem uma sensação de bem-estar. Estudos mostram que idosos em lares de repouso que cuidam de animais relatam menores níveis de depressão.
- Menos Solidão e Isolamento: Pesquisas indicam que 80% dos tutores de pets sentem-se menos solitários graças à companhia dos seus animais. A terapia assistida também tem mostrado reduzir a solidão em idosos.
- Redução do Estresse: Interagir com animais diminui os níveis de cortisol, hormônio do estresse, e pode ajudar pessoas com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) a gerenciar seus sintomas.
- Diminuição da Ansiedade: A interação com animais reduz a ansiedade, com benefícios observados em crianças, especialmente aquelas no espectro do autismo, através de atividades como a equitação terapêutica.
A Mars Petcare, juntamente com o National Institute of Health e o WALTHAM Science Institute em uma parceria público-privada, está focada em ampliar o conhecimento sobre os benefícios da interação humano-animal. Esta pesquisa contínua visa explorar novos aspectos e melhorar nossa compreensão do vínculo entre humanos e animais.
Fonte: Mars Petcare, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
O clima impacta a saúde dermatológica dos pets?
Esporotricose representa uma ameaça silenciosa para animais e humanos
Estudo alerta sobre os riscos de tratar problemas de mobilidade tardiamente