Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

Acidentes com capivaras alertam moradores sobre os riscos de contaminação

Por Equipe Cães&Gatos
capiravas sorocaba
Por Equipe Cães&Gatos

Em uma cidade no interior de São Paulo, Sorocaba é reconhecida por muitas pessoas compartilharem as mesmas vias públicas com capivaras, no entanto, alguns alertas estão surgindo após acidentes que envolvem o atropelamento dos animais.

O Vereador, Fernando Dini, cobra providências da Prefeitura para a intensificação da sinalização e educação para o trânsito, assim como a Secretaria de Meio Ambiente, da Saúde, por meio da Seção de Zoonoses, e de Obras, para que possam promover um manejo correto desses animais para um lugar apropriado, a fim de zelar pelas vidas dos bichos, além de proteger a saúde da população e reduzir os riscos de acidentes no trânsito.

Na última quarta-feira (10), após o atropelamento de um desses animais, a população ficou dividida entre a comoção e o alerta para a contaminação de febre maculosa, que pode matar em até 60% dos casos.

A febre maculosa é causada por uma bactéria transmitida pelo carrapato-estrela, que vive nas capivaras e também ataca os humanos. “É dever do poder público preservar a vida ribeirinha do nosso rio Sorocaba, mas também preservar de uma doença tão grave, a vida de todos que trafegam de bicicleta, a pé, ou mesmo moram ou trabalham em tantos imóveis nas proximidades do rio Sorocaba”, enfatiza Fernando Dini.

Algumas sugestões foram feitas ao vereador que reforça a discussão, e cobra dos órgãos responsáveis soluções para garantir a segurança no trânsito e também, da população que ficará livre de contaminação.

capiravas sorocaba
A febre maculosa é causada por uma bactéria transmitida pelo carrapato-estrela, que vive nas capivaras e também ataca os humanos (foto: reprodução)

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Nas redes sociais, veterinário deve tomar cuidado para não ferir Código de Ética Profissional

Reflexo da pandemia na gestão das carreiras indica período de transformação

Faculdade de Veterinária da UFRGS se destaca em ranking mundial de universidades

Compartilhe este artigo agora no