in

Faculdade de Veterinária da UFRGS se destaca em ranking mundial de universidades

Avaliação classificou o curso em 4º lugar no Brasil e em 6º entre as latino-americanas

A Edurank, organização que analisa universidades e cursos de 183 países, divulgou a lista Top 100. A decisão se deu a partir de três critérios: performance das pesquisas, reputação não acadêmica e destaque de ex-alunos e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na classificação geral, ficou em 255º lugar no ranking, mas atingiu a quarta posição entre as instituições brasileiras e sexta entre as latino-americanas.

Em 2021, a Medicina Veterinária já havia conseguido um destaque no ranking de Xangai (Foto: divulgação)

No ranqueamento por cursos a Medicina Veterinária, a instituição obteve o 66º lugar no mundo, o quarto lugar no Brasil e a mesma posição na América Latina. O diretor da Faculdade, Vladimir Pinheiro do Nascimento, explica que esse ranking analisou mais de mil instituições mundo afora, aferindo o desempenho e a repercussão das pesquisas realizadas e também sua reputação não acadêmica, oriunda do mercado de trabalho: “Isso é muito significativo para os nossos egressos. O fato de eles virem de uma instituição bem-conceituada no imaginário das pessoas, identificada como formadora de profissionais qualificados para o mercado”, comemora.

Em 2021, a Medicina Veterinária já havia conseguido um destaque no ranking de Xangai, que a colocou entre as 100-150 melhores faculdades do mundo, a partir de critérios similares (pesquisa e reputação). “Agora, temos mais um motivo para comemorar o nosso centenário, que será completado no próximo ano. É fundamental que tenhamos esse reconhecimento, embora saibamos que nosso trabalho não é feito em função disso, pois resulta do esforço e do envolvimento de toda a comunidade”, declara Nascimento.

O diretor ainda acrescentou que, com o apoio do Departamento de Gestão Integrada da Pró-Reitoria de Planejamento (ProPlan), pela primeira vez, a Faculdade está elaborando seu planejamento estratégico, em que estabelece a qualificação e a repercussão em rankings nacionais e internacionais como um dos objetivos. “Queremos tornar nosso trabalho mais conhecido. Até aqui, temos conseguido essas posições em rankings sem promover estratégias específicas nesse sentido. Porém, seria importante ter essa visibilidade de maneira mais profissional”, concluiu.

Além da Medicina Veterinária, o Edurank listou outros cursos da Universidade como bem avaliados. A lista detalhada com os números alcançados pela instituição pode ser acessada aqui.

Fonte: UFRGS, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinário compara a prática da Medicina Integrativa para humanos e para pets

CRMV-SP recebe inscrições para concurso público para variados cargos

CRMV-MS lança documentário sobre a produção legal de animal silvestre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fisioterapia animal

Justiça valida uso do termo “fisioterapia veterinária” após reclamações sem embasamento

carteira profissional

Em primeira Plenária de 2022, CRMV-AM entrega cinco novas carteiras profissionais