in

Ações do CRMV-BA comemoram o mês do médico-veterinário com palestras

Esporotricose e Medicina Veterinária da Conservação são os temas a serem debatidos

Além da campanha nacional do Sistema CMFV-CRMVs com o tema “Veterinários, médicos com V de Vida”, outdoors e entrevistas na mídia, entre outras ações, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA), vai comemorar o mês do médico-veterinário realizando dois eventos técnico-científicos, nos dias 21 e 22 de setembro.

O primeiro deles é em resposta a um problema sanitário urgente na Bahia:  a incidência de casos de esporotricose em animais. Com maior ocorrência em gatos, o fungo Sporothrix spp também afeta seres humanos. Os médicos-veterinários, como agentes da Saúde Única, querem que a sociedade compreenda que os animais também são vítimas e que podem ser tratados e curados.

“Emergência da esporotricose na Bahia” vai contar com os médicos-veterinários  Aroldo Borges, da Comissão Estadual de Saúde Pública (Cesp) e Nádia Rossi, da Comissão Estadual de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal (COMEEBB), com a mediação da médica-veterinária Maria Tereza Mascarenhas, secretária-geral do CRMV-BA.

Além de médicos-veterinários, é importante a participação de outros profissionais que trabalham na Saúde Pública e protetores de animais. Faça sua inscrição aqui.

Em 22 de setembro, o comando é da Comissão Regional de Animais Selvagens e Meio Ambiente (Crasma), que traz o tema  “Coexistência: animais domésticos e silvestres , uma visão da Medicina Veterinária da Conservação”. A médica-veterinária Débora Malta e membros da Crasma vão tratar das implicações da presença dos animais domésticos em áreas que antes eram exclusivas de animais silvestres. O temor é que essa invasão territorial ameace a fauna, com implicações, inclusive à Saúde Pública, a exemplo do vírus Sars-Cov2, causador da Covid-19, que se suspeita ter vindo da manipulação inadequada de animais silvestres. Inscrições neste link.

Ambos os eventos são gratuitos e começam às 19h em ambiente virtual. Para participar é necessário fazer inscrição prévia com direito a certificação.

Fonte: CRMV-BA, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinárias, com diferentes carreiras, apontam as realizações dentro da profissão

Ortopedia: especialista da área lista as principais ocorrências em pets

Mais estudos sobre a saúde mental de veterinários brasileiros podem evitar suicídios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meu Pet Minha Riqueza, da Mars Petcare

Mars Petcare lança promoção “Meu Pet Minha Riqueza” e sorteia centenas de prêmios

Vet Para Todos, do Biovet

Biovet proporciona ao mercado Pet brasileiro “Vet para todos”