in

Atenção aos cuidados necessários para evitar pulgas e carrapatos indesejados no verão

Parques e praias são ótimos passeios em dias quentes, mas também podem representar trabalhos redobrados

Sabemos que a época mais quente do ano, o verão, é para muitos tutores sinônimo de diversão, pois neste período é possível fazer alguns passeios diferentes e até mesmo ir para praia com o animal de companhia, entretanto, aos não amantes de praias, as praças são grandes aliadas. Contudo, os espaços abertos, por mais agradáveis que sejam, podem esconder parasitas indesejados, o que representa um grande perigo para a saúde dos pets.

A CEO do espaço pet sustentável EcoCão, Patricia Sprada Barbosa, afirma que “manter em dia o antipulgas e carrapaticida é importantíssimo para a saúde do pet em qualquer época do ano, mas é preciso maior atenção no verão, período de proliferação de pulgas e carrapatos”.

Para proteger os cães e gatos, coleiras e sprays anti-pulgas e carrapatos são as principais opções, mas ainda sim, o ideal é consultar um médico-veterinário para entender qual proteção é o mais recomendados para cada animal, devido ao tipo de pelo, porte e idade.

A médica veterinária do EcoCão, Nicole Cherobim, orienta escolher anti-ectoparasitas que, além de pulgas e carrapatos, combatem também mosquitos os quais são um grande mal, pois podem transmitir a Dirofilariose – verme do coração e a Leishmaniose, entre outras doenças que podem ser fatais para os pets. 

Nicole ainda explica que é “recomendável utilizar produtos tópicos que tenham efeito repelente porque vários anti-ectoparasitas evitam as infestações, mas não as picadas. Isso quer dizer que o animal precisa ser picado para então o parasita entrar em contato com o princípio ativo e morrer, mas isso pode ser suficiente para desenvolver uma Dermatite Alérgica à Picada de Pulga (DAPP) ou até mesmo adquirir algumas doenças transmitidas pela saliva do parasita”. 

Seguindo a risca todas as orientações necessárias, os passeios ao ar livre, em praças e praias se tornarão saudáveis e livres de problemas posteriores.

pulgas e carrapatos verão
Seguindo todas as orientações necessárias, os passeios ao ar livre, em praças e praias se tornarão saudáveis e livres de problemas posteriores (foto: reprodução)

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Nas redes sociais, veterinário deve tomar cuidado para não ferir Código de Ética Profissional

Reflexo da pandemia na gestão das carreiras indica período de transformação

Faculdade de Veterinária da UFRGS se destaca em ranking mundial de universidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

petisco de carnaval

Empresa desenvolve petisco 100% natural para cães com tema de carnaval

adoção responsável CãoDula

CãoDulas participarão do Rio Open 2022, ao lado dos maiores tenistas do mundo