Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

Cão sofre de otite, mas rejeita protocolo de várias etapas 

Em relato de caso, veterinária conta como adaptou tratamento do animal
Por Equipe Cães&Gatos
Gloved hands of veterinarian with magnifying glass examining ears of dog
Por Equipe Cães&Gatos

Doenças de base alérgica podem acometer animais de todas as idades e espécies e, muitas vezes, considerando o histórico, diagnóstico e a dificuldade do responsável em realizar aplicações em casa, é vital que o profissional de Medicina Veterinária individualize o protocolo de tratamento para cada paciente, considerando todos os aspectos da história clínica, ferramentas disponíveis e perfil do animal e do responsável.

Prova disso é o relato de caso apresentado pela médica-veterinária do Hospital Veterinário Espaço Animal Hortolândia, Yasmin Bertoni. Ela conta sobre o atendimento realizado a uma fêmea de 6kg, sem raça definida (SRD), com três anos de idade. Durante a consulta, a tutora informou que o animal apresentava prurido em ambas as orelhas há sete dias.

O tratamento prévio, indicado por outro profissional, incluía múltiplas etapas. Mas, devido ao comportamento reativo do paciente, os responsáveis tiveram dificuldade em aderir ao tratamento tópico, desta forma, sendo realizada somente a medicação por via oral. 

Cachorra apresentava hiperemia e descamação em orelha esquerda e direita, respectivamente, previamente ao tratamento (dia 0) (Foto: divulgação)

O diagnóstico de otite externa bilateral foi confirmado após o resultado dos exames citológico e microbiológico. Em razão da difícil aplicação dos medicamentos tópicos em casa, levando-se em consideração a limitação comportamental da paciente, foi sugerido à tutora o tratamento com Neptra, produto indicado para o tratamento das otites externas bacterianas e fúngicas. O objetivo era proporcionar mínimo desconforto com uma única aplicação.

Confira o passo a passo até o diagnóstico e qual foi o resultado do tratamento indicado na edição de novembro da Revista Cães e Gatos VET FOOD, na editoria Relato de Caso.

Fonte: Redação Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Nova onda de calor pode prejudicar a saúde dos pets

Luto: como lidar com as crianças ao perder um pet?

Serpentes: como sua visão afeta seu comportamento predatório?

Compartilhe este artigo agora no