Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Com quantos meses pode dar banho no cachorro? Veja dicas

Adotar um filhote é sempre uma alegria, mas alguns cuidados com a saúde e higiene do novo companheiro são fundamentais
Por Equipe Cães&Gatos
cachorro filhote tomando banho
Por Equipe Cães&Gatos

Você já deve ter tido a curiosidade de saber com quantos meses pode dar banho no cachorro, não é mesmo? 

Essa é uma dúvida muito comum para os tutores de primeira viagem, e no nosso artigo de hoje vamos juntos aprender sobre isso. 

Quando temos um cachorrinho filhote, queremos cuidar dele, dar banho, colocar roupinhas fofas, levar para passear, dentre outras coisas.

Mas é preciso realizar esses desejos aos poucos, principalmente o banho, ainda mais se o cachorro for um filhote.

Cachorro pode tomar banho? 

Quando adotamos um cachorro, normalmente surgem muitas dúvidas sobre qual a forma correta de cuidar dele, não é mesmo? 

Os cachorros necessitam de cuidado e atenção dos seus tutores. É claro que entre esses cuidados temos a higiene. 

Mas afinal, cachorro pode tomar banho? A resposta é sim! Os cachorros podem tomar banho, contanto que ele seja realizado de forma correta. 

Quando adotamos um cachorro e ele ainda é novinho, é importante tomar algumas precauções antes de dar um banho no cachorro (Foto: Reprodução)

Diferente dos gatos, os cachorros não tomam banho sozinhos, alguns deles nem gostam de banho. 

Entretanto, apesar de alguns cachorros não serem fãs de banho, essa parte da higiene canina é muito importante. 

Portanto, os cachorros podem tomar banho e os tutores devem banhá-los, mas se preferirem, podem levá-los para tomar banho em um pet shop.

Afinal, em alguns casos, o banho dos cachorros é quase que uma missão, levando em conta o quanto muitos pets podem ficar reativos ou até mesmo irritadinhos com a hora do banho.

Com quantos meses pode dar banho no cachorro? 

Nos primeiros dias de vida, é bem comum que a mãe dos cachorrinhos realize a higiene deles, ou seja, banhe os filhotinhos. 

Mas, com o passar do tempo, a mamãe cadela já não realiza mais essa função, pois chega a hora do seu filhote se cuidar sozinho. 

Assim, quando adotamos um cachorro e ele ainda é novinho, é importante tomar algumas precauções antes de dar um banho no cachorro. 

os cachorros podem tomar banho e os tutores devem banhá-los, mas se preferirem, podem levá-los para tomar banho em um pet shop (Foto: Reprodução)

Primeiro de tudo, é importante consultar um médico veterinário para saber como anda a saúde do cachorrinho. 

Assim sendo, podemos partir para o passo seguinte, as vacinas. É recomendado que o cachorro só tome banho depois de tomar suas vacinas.

Normalmente, as primeiras vacinas a serem dadas no cachorro são a antirrábica e a vacina V10.  Uma previne contra a raiva e a outra contra diversas outras doenças que podem atingir o cachorro. 

Assim, depois de mais ou menos 45 dias após o nascimento do seu cachorro, está na hora de levá-lo para tomar a primeira rodada de vacina V10, são três doses no total. A antirrábica é aplicada junto com a vacina V10. 

Portanto, com um intervalo de 28 dias entre cada dose da vacina V10, temos o tempo que você deverá esperar para dar banho no seu cachorro. 

Ou seja, em um simples cálculo, teremos mais ou menos três meses, ou um pouco mais que três meses, de espera até que possamos dar o primeiro banho no nosso amiguinho. 

Então, com quantos meses pode dar banho no cachorro? Mais ou menos com três meses de vida do cachorrinho.

É bem simples de compreender, não é? Qualquer dúvida é interessante entrar em contato com o veterinário e agendar uma consulta. 

Mas, após um pouco mais de três meses, você já poderá levar seu cachorro para um dia de beleza, com direito a banho, massagem e cuidados para que ele fique cheirosinho. 

Fonte: Portal do Dog, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Saiba como proteger seu cão contra a leptospirose
Cão filhote pode comer ração de cão grande?
Veterinário aborda a importância dos alimentos indicados para cães filhotes e idosos

Compartilhe este artigo agora no