Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Companhia de um pet pode ajudar pessoas no combate ao estresse, ansiedade e depressão

Por Equipe Cães&Gatos
companhia de pet
Por Equipe Cães&Gatos

O contato com animais de estimação é muito benéfico aos seres humanos, conforme apontam estudos realizados pela Human Animal Bond Research Institute (Habri). Ainda segundo o Habri, é comprovado que dividir a rotina ao lado dos pets pode ajudar na diminuição do estresse, ansiedade e depressão. Isso acontece porque o animal sempre está pronto para brincar e traz felicidade aos tutores. 

Entre os pets mais comuns nas casas dos brasileiros estão cães, gatos, coelhos, hamsters, calopsitas e peixes de aquário. Segundo a neuropsicopedagoga e coordenadora do curso de Psicologia da Uninassau Paulista, Márcia Karine Monteiro, ser tutor de um animal doméstico cria responsabilidade, dá mais motivação social e até restaura o amor-próprio. “É claro que as pessoas que desejam ter um pet precisam refletir sobre isso, porque demanda tempo, cuidado e dinheiro. Mas é comprovado que a presença deles ajuda muito quem está com a saúde mental debilitada”, conta. 

A psicóloga ainda destaca que o bem-estar proporcionado pela companhia dos “melhores amigos dos homens” está na interação, no carinho e no cuidado. “Na minha carreira como psicóloga, vivenciei experiências na qual os animais foram protagonistas na harmonia familiar. Além de ser a companhia das pessoas que moram sozinhas”, finaliza.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinária que cuida e pesquisa serpentes comenta suas principais realizações profissionais

Apesar de decreto estadual, CRMV-SP recomenda uso de máscaras em clínicas veterinárias

Médicos-veterinários peritos auxiliam no combate aos maus-tratos aos animais

(Foto: reprodução)

Compartilhe este artigo agora no