Nos últimos dias o CRMV-PR recebeu denúncias sobre fake news na propaganda de hospitais veterinários. Os estabelecimentos estariam divulgando serem hospitais, sem atender todos os requisitos, em desacordo com as normas do CFMV e do Código de Defesa do Consumidor, informando erroneamente a modalidade dos serviços prestados, o que lesa o consumidor.
Hospitais devem atender todos os requisitos para serem classificados como hospitais veterinários. Não há excepcionalidades para entidades públicas ou com fins filantrópicos.
Os profissionais médicos-veterinários e zootecnistas identificados no envolvimento com as fake news foram notificados a prestar esclarecimentos e a entidade está em apuração interna dos fatos.
Os códigos de ética profissionais vedam as publicidades sensacionalistas, de conteúdo inverídico ou enganoso, que levam desinformação à sociedade. Engajar e disseminar fake news por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos também é vedado.
A presença do médico-veterinário e do zootecnista no diálogo com a sociedade por meio das redes sociais deve ter caráter educativo e orientativo. O sensacionalismo, a autopromoção, a publicidade de conteúdo inverídico ou enganoso são práticas condenáveis pelos códigos de ética das profissões.
Fonte: CRMV-PR, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
FAQ
Quais foram as irregularidades identificadas?
Os estabelecimentos estariam divulgando serem hospitais, sem atender todos os requisitos, em desacordo com as normas do CFMV e do Código de Defesa do Consumidor, informando erroneamente a modalidade dos serviços prestados, o que lesa o consumidor.
O que diz o código de ética dos veterinários sobre as propagandas?
Os códigos de ética profissionais vedam as publicidades sensacionalistas, de conteúdo inverídico ou enganoso, que levam desinformação à sociedade. Engajar e disseminar fake news por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos também é vedado.
Como deve ser a propaganda veterinária?
A presença do médico-veterinário e do zootecnista no diálogo com a sociedade por meio das redes sociais deve ter caráter educativo e orientativo.
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