A prática ilegal de atividades profissionais é uma questão grave que afeta não apenas os profissionais legalmente habilitados, mas, também, a sociedade como um todo. Diante desse cenário, é fundamental que haja mecanismos eficazes para denunciar e combater tais infrações.
Motivado pelo combate às práticas ilegais, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) preparou uma ação de instrução ao público geral e tutores de animais para que em caso de suspeitas, denunciem profissionais irregulares e criminosos.
1. Solicite a identificação profissional: Antes de qualquer atendimento, é fundamental exigir a cédula de identidade profissional do médico-veterinário e do zootecnista. Essa simples ação ajuda a garantir que apenas profissionais habilitados estejam atuando.
2. Verifique no site do CFMV se o profissional está ativo: Para uma verificação adicional, você pode consultar o site do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para confirmar se o profissional em questão está devidamente registrado e ativo. Basta acessar este link.
3. Denuncie qualquer suspeita: O CRMV-PR reforça a importância de denunciar qualquer suspeita de exercício ilegal da profissão. Utilize nossos canais de denúncia para reportar casos de falsos médicos-veterinários e zootecnistas e contribua para garantir a segurança da sociedade. Acesse aqui.
O que é importante saber antes de fazer a denúncia?
Se você presenciou a prática ilegal, dirija-se à Delegacia de Polícia mais próxima e registre um boletim de ocorrência, narrando o fato com todos os detalhes possíveis. É recomendável estar acompanhado de testemunhas que também presenciaram o ocorrido.
Encaminhe cópia do Boletim de Ocorrência e demais documentos pertinentes ao CRMV-PR, para que possamos tomar as medidas legais necessárias e, havendo indícios suficientes, encaminhar ao Ministério Público Estadual. No caso de flagrante, procure a Autoridade Policial em seu município, exponha o fato e solicite acompanhamento até o local, sendo que a própria Autoridade Policial irá lavrar o flagrante.
Fonte: CRMV-PR, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
CRMV-SP lança manual de conduta ética para atuação na Ciência de Animais de Laboratório
Unidades de Vigilância em Saúde protegem a Saúde Pública contra zoonoses e pandemias
CFMV atualiza regras de mutirões de castração