Uma pesquisa intitulada “The impact of covid-19 on the veterinary profession: past, present and future” (O impacto da covid-19 na profissão veterinária: passado, presente e futuro) foi realizada pela CM Research, em parceria com a World Small Animal Veterinary Association (WSAVA). O material foi divulgado recentemente e aborda diversos tópicos, como saúde mental, percentual de vacinação e mudanças esperadas para a profissão.
Desenvolvido com 5 mil médicos-veterinários de 91 países, incluindo o Brasil, o material compara alguns pontos: como eram antes da pandemia e como tem sido atualmente. Além disso, mostra o que se espera para o futuro da profissão.
O diretor Administrativo da CM Research, Carlos Michelsen, comenta que desde 2013, a companhia tem realizado essa pesquisa veterinária global no seu painel de veterinários (Vetspanel). “Os resultados foram compartilhados e podem ser encontrados em nosso site. Queríamos criar uma pesquisa que ajudasse os veterinários a entender sua profissão”, diz.
O objetivo, desde o início, segundo ele, era que os resultados fossem úteis aos profissionais, pois permitem que comparem com outros veterinários seus níveis salariais, cobranças por consultas, preocupações atuais, suas opiniões sobre a profissão, níveis de estresse, melhor rota de marketing para atrair clientes, etc. “Neste ano, incluímos um grande módulo na pesquisa, sobre o efeito que a covid-19 teve na profissão. Em 2022 (a próxima vez que realizarmos esta pesquisa), podemos incluir um tópico que é novo e relevante para o momento”, detalha.
A revista Cães&Gatos VET FOOD convidou três profissionais para opinarem sobre alguns dos resultados. Confira as avaliações dos veterinários na reportagem em nossa revista on-line. O acesso é gratuito. Acesse aqui.
Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Trajetória do médico-veterinário Milton Thiago de Mello é destacada em biografia
Alimento, além do necessário, não é uma forma de demonstração de carinho aos pets
Rio de Janeiro promove primeiro concurso de fotografia “Estado Amigo dos Animais”