in

FMVZ-Unesp anuncia seu processo seletivo para Residência em Área Profissional da Saúde

As inscrições estarão abertas a partir de 16 de novembro para médicos-veterinários

A partir de 16 de novembro de 2021, estará aberto o período de inscrições para o Programa Residência em Área Profissional da Saúde na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, Campus de Botucatu. O período de inscrições se encerra no dia 07 de dezembro.

A prova objetiva digital acontece em 10 de janeiro de 2022 e a segunda fase, com análise de currículo com arguição e/ou prova prática, nos dias 08 e 09 de fevereiro. A data prevista para a divulgação/publicação do resultado final do processo seletivo é 21 de fevereiro de 2022. As atividades do programa começam em 03 de março. Confira edital, modelos de currículo e calendário de atividades aqui.

A FMVZ-Unesp foi a instituição pioneira na criação de um programa de Residência para médicos-veterinários, no ano de 1973. A Faculdade formou centenas de médicos veterinários residentes, que podem ser encontrados em diversas colocações nacionais e internacionais, em instituições públicas ou privadas.

A Residência em Área Profissional da Saúde é uma modalidade de ensino de Pós-Graduação “lato sensu” destinada a médicos-veterinários e é caracterizada por um programa intensivo de treinamento em serviço, além de disciplinas teóricas, sendo desenvolvida em dois anos. A Residência em Área Profissional da Saúde (Residência MEC/MS) é fundamentada na saúde pública e tem também como objetivo capacitar o médico-veterinário a executar com segurança e habilidade as atividades de rotina específicas de sua área de atuação, aperfeiçoando-o para o exercício da profissão, sempre levando em conta o conceito de Saúde Única.

O valor de bolsa para 2022 é de R$4106,09, segundo a Portaria Interministerial nº 09 de 13/10/2021 (Foto: reprodução)

O Programa de Residência prioriza as atividades práticas sob orientação de profissionais altamente qualificados da FMVZ-Unesp, uma das mais conceituadas instituições do País. Ao todo são 16 subáreas de atuação e 76 bolsas, sendo que a cada ano entram 38 novos médicos veterinários residentes.

Elisa de Arruda Leite Arantes, que concluiu a Residência em fevereiro de 2021, fala sobre a experiência: “Foram 2 anos de imenso crescimento profissional, técnico e interpessoal. Viver a rotina de um hospital escola te permite aprender e ensinar ao mesmo tempo. O apoio de todo corpo docente, funcionários e colegas é imprescindível para nossa formação como profissional. Além disso, a vivência com os alunos e estagiários permite dividir e consolidar um pouco de todo esse aprendizado e crescimento. E, por fim, o programa nos incentiva a vivenciar e retribuir um pouco de tudo isso pra sociedade, por meio da saúde pública. Com certeza torna os profissionais muito mais preparados para o mercado de trabalho, voltaria no tempo e se possível, faria mil vezes novamente”.

Os programas de Residência em Área Profissional da Saúde têm regras bem definidas, sendo obrigatória a dedicação exclusiva por parte dos novos médicos-veterinários residentes, além de ser um programa com duração de, no mínimo, 2 anos. A carga horária semanal mínima é de 60 horas, sendo que anualmente são 2880 horas mínimas, o que totaliza a carga horária mínima total do programa em 5760 horas. O valor de bolsa para 2022 é de R$ 4106,09, segundo a Portaria Interministerial nº 09 de 13/10/2021.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Incidentes recentes com animais em voos domésticos ligam alerta dos tutores

Artigo lembra: trato gastrointestinal saudável, pet saudável

Graduandos apresentam propostas para participação do CRMV-SP no projeto Puraa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

alimentação

Saúde e bem-estar dependem diretamente da qualidade da alimentação do animal

suplemento mastigável

Lançamento: Vetnil amplia linha de suplementos mastigáveis com produto Nutralogic