in

Gatos de raças exóticas e raras são apresentados em evento na cidade de Sorocaba (SP)

No evento patrocinado pela Royal Canin, o público irá conhecer de perto felinos das espécies Maine Coon, Oriental de pelo curto, Persa, British Short Hair, Ragdoll, Bengal e Shypx

Para quem é apaixonado por gatos e quer saber tudo sobre eles, a 41ª e 42ª Exposições Internacionais de Gatos de Raça — que acontece no Hotel Golden Park, na cidade de Sorocaba (SP), nos dias 25 e 26 de junho— é uma boa oportunidade para ver de perto espécies raras e exóticas de felinos. 

Mais de 200 gatos e seus tutores estarão presentes no evento que receberá juízes e competidores internacionais, para serem avaliados em diversas categorias. Os vencedores serão premiados com troféus e alimentos Royal Canin.  

Maine Coon
Uma das espécies esperadas para a apresentação é o famoso Maine Coon, considerada uma das mais antigas da América do Norte (Foto: reprodução)

Uma das espécies esperadas para a apresentação é o famoso Maine Coon, considerada uma das raças naturais mais antigas da América do Norte. São gatos altos, musculosos e de ossatura grande e forte. Geralmente, os machos alcançam 10 quilos, já as fêmeas desta espécie, chegam a pesar sete quilos. 

Outra raça que aguça a curiosidade do público é a British Short Hair, que tem o aspecto de pelúcia. Conhecido por ser um gato de adaptação fácil é muito afetuoso, sociável, alegre e paciente. É indicado para todos os tipos de família, tanto as que vivem na cidade como no campo, onde pode revelar seu instinto de caçador. Considerado de tamanho médio a grande, esse gato pode chegar ao peso de 4 a 8 quilos, por isso é considerado uma das espécies musculosas e robustas. Além desses, os gatos Exótico, Oriental de pelo curto, Persa, Ragdoll Bengale, Shypx e, pela primeira vez na região, a espécie Ocicat, raça criada no Estados Unidos que se assemelha a um gato selvagem, mas com temperamento de animal doméstico. 

Criadores de felinos de diversas regiões do país participarão das competições da Expo Gatos 2022, que premiará os animais em cinco categorias, são elas: Melhor da Classe; Melhor da Cor; Melhor da Raça; Melhor da Categoria e o Campeão entre todos. A competição internacional, realizada pela terceira vez em Sorocaba, é uma etapa do Campeonato Brasileiro da Federação Internacional Felina (FIFe) de Gatos de Raça e os vencedores poderão ser classificados para a etapa mundial. 

Os pets vencedores serão premiados com troféus e alimentos Royal Canin. O evento contará ainda com a presença de Alex Martins, tutor, embaixador Royal Canin e criador das raças Persa e Exótico, do Gatil Daruma, que já participou de eventos nacionais e internacionais. Os juízes responsáveis pela avaliação dos pets são Hugo Cavalheiro (Brasil), Alexey Shchukin (Holanda), Charles Spijker (Holanda) e Paula Demartini (Argentina). 

Wagner Bettega, Gerente de Marketing da Royal Canin Brasil, ressalta que “Gatos tem crescido, cada vez mais, na preferência do brasileiro e para a Royal Canin é essencial fazer parte de um evento como esse, que além de trazer conteúdo educacional a um público cada vez mais interessado em conhecer as especificidades e características da espécie, fortalece a parceria da marca com os criadores, buscando sempre oferecer alimentos com as melhores respostas nutricionais para cada raça, idade e necessidades específicas dos felinos”. 

O evento é promovido pela Associação da Raça Maine Coon no Brasil (Amacoon) com o patrocínio oficial da Royal Canin, marca referência em nutrição para gatos e cães.  

A Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados (AATAN) estará presente no local com uma feirinha de adoção para quem deseja dar um novo lar a um felino. Os visitantes que quiserem apoiar a instituição podem doar uma lata ou sachê de alimento úmido para gatos.  

E para conscientizar sobre a importância da saúde preventiva dos felinos, a Royal Canin também promoverá a palestra ‘Como o criador pode incorporar as práticas Cat Friendly em sua rotina’, no sábado (25), às 17h30, que será apresentada pela Médica-Veterinária e Coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil, Letícia Tortola. A palestra é destinada aos criadores que participarão da exposição. 
 
Para saber mais sobre o evento, acesse o site oficial

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Buscar informações antes de adotar um pet é fundamental para evitar o abandono

Veterinário aborda a importância da vacinação contra a raiva para os pets e seus tutores

Doutorando da UFMG faz descoberta inédita sobre a piometra, infecção uterina em cães

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

terapia assistida

Terapia assistida com cães melhora saúde de adolescentes com distúrbios alimentares

tosse dos canis

Tosse dos canis: médico-veterinário explica quais os sintomas e como tratar a doença