in

Ingestão de fibras é uma das principais maneiras de assegurar um intestino saudável aos pets

Elas são classificadas em fibras insolúveis e solúveis, que podem ser fermentáveis ou não

A saúde do intestino está ligada a diversos sistemas do organismo animal, como o sistema nervoso, endócrino e imunológico. O eixo cérebro-intestino é um complexo sistema de comunicação, sendo o intestino o responsável pela síntese de diversos neurotransmissores, que irão informar qual reação o organismo animal terá em diversas situações.

Além disso, o intestino produz hormônios importantes envolvidos no metabolismo de nutrientes, controle glicêmico e regulação do apetite. A microbiota saudável também é fundamental para a produção de determinadas vitaminas, a exemplo da vitamina K e algumas vitaminas do complexo B. Como boa parte das imunoglobulinas e células de defesa estão alojadas na mucosa intestinal, o intestino é reconhecido pelo seu fundamental papel no sistema imunológico.

A ingestão de fibras é uma das principais maneiras de assegurar um intestino saudável, sendo classificadas em fibras insolúveis e solúveis, que podem ser fermentáveis ou não. De maneira geral, as fibras insolúveis garantirão a consistência ideal das fezes, reduzindo a formação de tricobezoares (bolas de pelos) e a energia da dieta, importante para animais obesos ou em sobrepeso.

Já as fontes de fibras solúveis e fermentáveis são as de maior interesse quando pensamos em saúde da microbiota intestinal, pois são essas que irão modular o ambiente entérico e favorecer a proliferação de bactérias benéficas em detrimento das patogênicas. Dessa forma, tanto a ingestão de fibras insolúveis quanto a de solúveis são essenciais para a saúde do animal. 

Leia o artigo completo, gratuitamente, em nossa revista on-line. Acesse aqui.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Justiça determina que elefante Sandro permaneça no Zoológico de Sorocaba, interior de SP

Uso de cannabis para tratamento animal deve passar por autorização judicial

CFMV habilita entidade para concessão de Título de Especialista em Endocrinologia Veterinária

(Foto: C&G VF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

olhos cães

Síndrome de Horner ocorre por injúrias durante a inervação simpática do olho dos pets

câncer

Cães com câncer na região anal podem ajudar na busca da cura do câncer em animais e humanos