Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Instituto Pet Brasil (IPB) concluiu a quarta edição do International Pet Meeting, realizado entre os dias 5 e 8 de novembro de 2024. Mais uma vez, o evento foi 100% online e gratuito para profissionais e interessados sobre o setor.
Ao longo dos quatro dias, o IPM reuniu um público qualificado, de todas as regiões do Brasil e impactou mais de 18 mil pessoas nas redes sociais. O evento reuniu empresários, especialistas e representantes do setor público para fortalecer a internacionalização e o desenvolvimento do mercado pet brasileiro. Tudo isso com foco em um mercado que deve atingir, somente no Brasil, R$ 77 bilhões em faturamento em 2024 – um crescimento de 12,1% em relação ao ano anterior, segundo dados do IPB divulgados em parceria com a Abinpet – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos para Animais de Estimação.
Na programação, temas importantes como estudos de mercado e como exportar, ofereceram uma visão sobre oportunidades para empresas de diversos portes. Parceira do evento, a ApexBrasil apresentou palestras como a apresentação do PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação.
Segundo a palestrante Rita Albuquerque, coordenadora de Competitividade da agência, “a proposta é entregar conhecimento para que as empresas possam gerar oportunidades de negócio. Nossa parte é preparar as companhias com plataformas como essa e a Brasil Exportação”. Outros temas explorados durante os quatro dias foram o “Potencial das Regiões Norte e Nordeste para Exportação no Setor Pet”, “O Papel das Mulheres na Liderança de Negócios” e “Exportações Fronteiriças”, focado em pequenas e médias empresas.
A PMEs são importantes para o setor, e também podem exportar. O segmento de pequenos e médios pet shops, por exemplo, permanece como a principal força do varejo pet, movimentando até o final de 2024 cerca de R$ 37,5 bilhões. Na sequência, clínicas e hospitais veterinários representam cerca de 18% do faturamento, com uma previsão de R$ 13,8 bilhões, e as cadeias de mega stores pet, com 9,4% do total, movimentando R$ 7,2 bilhões. No e-commerce, o varejo especializado domina as vendas online, respondendo por 40,6% do faturamento, ou R$ 2,4 bilhões.
“Esta é a quarta edição do evento e trabalhamos para trazer informações relevantes para o mercado externo e interno, discutir pontos críticos e de atenção, e destacar a participação das PMEs e a importância da liderança das mulheres no setor,” afirmou Caio Villela, presidente-executivo do Instituto Pet Brasil.
O evento contou com palestrantes que conhecem o setor por dentro e na prática, contando a experiência de empreender. Entre eles, Carlos Machado, CEO da AnimallTag; Maurício Manfré, diretor da Ultramares; Luciana Guedes, diretora-superintendente da Ultramares Marly Fagliari, vice-presidente da Pet Society, Samanta, Molin, diretora da Hus Brasil, e Elaine Faria, CEO da Pethucos, entre outros.
“Com uma agenda voltada à exportação e inovação, o International Pet Meeting reafirma o compromisso do IPB em preparar o setor pet brasileiro para competir no mercado global, promovendo a competitividade e fortalecendo toda a cadeia produtiva”, conclui Villela.
Fonte: Instituto Pet Brasil, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
FAQ
Quando aconteceu o evento?
A quarta edição do International Pet Meeting foi realizado entre os dias 5 e 8 de novembro de 2024.
Quem organizou o evento?
O evento foi promovido pela parceria entre Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Instituto Pet Brasil (IPB).
Quais os principais temas debatidos no encontro deste ano?
Durante os quatro dias foram debatidos temas como o “Potencial das Regiões Norte e Nordeste para Exportação no Setor Pet”, “O Papel das Mulheres na Liderança de Negócios” e “Exportações Fronteiriças”, focado em pequenas e médias empresas.
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