Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

MAPA e Polícia Civil apreendem produtos veterinários irregulares em São Paulo

Durante a operação, foram apreendidas 364 unidades de produtos manipulados em situação irregular
Por Equipe Cães&Gatos
foto-medicamentos
Por Equipe Cães&Gatos

No dia 19 de março, a Operação Fármaco, liderada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em colaboração com a Divisão de Investigações sobre Infrações Contra a Saúde Pública da 2ª Delegacia da Polícia Civil do Estado, realizou uma operação para combater irregularidades em farmácias de manipulação de produtos veterinários em São Paulo.

Durante a operação, foram apreendidas 364 unidades de produtos veterinários manipulados em situação irregular. Esses produtos representam uma ameaça à saúde dos animais, uma vez que são comercializados sem prescrição veterinária e não possuem garantias quanto à sua estabilidade, eficácia e segurança, como exigido para a produção industrial.

A produção de medicamentos veterinários em farmácias de manipulação deve ser realizada apenas em casos específicos, mediante prescrição veterinária (Foto: divulgação)

Segundo a legislação nacional, os estabelecimentos que manipulam produtos de uso veterinário devem estar registrados no MAPA e seguir estritamente as prescrições de médicos veterinários. No entanto, em um dos estabelecimentos fiscalizados durante a Operação Fármaco, foram encontradas falhas no controle de substâncias sujeitas ao controle especial, além da manipulação de produtos veterinários sem a devida prescrição.

A produção de medicamentos veterinários em farmácias de manipulação deve ser realizada apenas em casos específicos, mediante prescrição veterinária, levando em consideração as necessidades individuais de cada animal, como saúde, idade, espécie, raça e peso. Além das medidas administrativas adotadas, duas pessoas foram conduzidas para a 2ª Delegacia da Polícia Civil de São Paulo para investigação de possíveis crimes, como tráfico de drogas, crimes contra a saúde pública e crimes contra as relações de consumo.

Fonte: Agrolink, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:

Animais de companhia podem ser transportados com o Uber Pet em mais cidades brasileiras

Tutor deve proteger os pets de parasitas o ano inteiro

Presidente do CFMV avalia os 100 primeiros dias da atual gestão