in

Médico-veterinário explica importância da ração para o desenvolvimento ósseo

A ração para o pet auxilia na estruturação do esqueleto sendo considerada uma peça-chave

A escolha da ração para o pet vai além de uma boa alimentação, ela auxilia na estruturação do esqueleto dos cães e gatos, podendo ser considerada uma peça-chave. O desenvolvimento ósseo dos animais estão diretamente ligados ao bom desempenho das funções básicas motoras, como locomoção. Garantir uma rotina saudável e ativa é fundamental para evitar doenças graves futuras, além de proporcionar o bem-estar e qualidade de vida.

O médico-veterinário e gerente Técnico de Vendas da Área de Pet Food da Alltech, Rafael França, explica: “A fase mais importante na vida para o seu desenvolvimento ósseo é a de crescimento, ou seja, quando é filhote ou adulto recente. Nesses momentos, é muito importante uma excelente nutrição para que o processo aconteça de forma adequada. Caso isso não ocorra, o animal pode ter diminuição de tamanho, deformidades ósseas e ficar mais suscetível a lesões e fraturas. Além disso, no futuro pode ter artrite, artrose, displasia coxo femural, hérnia de disco, entre outras enfermidades”, afirma.

Dentre os nutrientes essenciais para o crescimento, o especialista destaca o zinco, o elemento estimula a síntese de proteínas e, consequentemente, a ação de enzimas e hormônios. “Este mineral participa de 200 enzimas, e muitas dessas estão relacionadas ao desenvolvimento ósseo. Além dessa função, também é um agente inibidor das células ósseas plásticas, que reabsorvem o osso, diminuindo essa estrutura”, explica França.

Garantir uma rotina saudável e ativa é fundamental, além de proporcionar o bem-estar e qualidade de vida (Foto: Reprodução)

O manganês é outro elemento importante, já que constituinte dos tecidos é essencial para o desenvolvimento da matriz orgânica do osso. “Sabemos que o núcleo do osso é muito rico em manganês. Ele ainda possui função estrutural, fundamental no crescimento e na síntese de mucopolissacarídeos nas cartilagens”, complementa. Rafael ainda reforça que os minerais cálcio e potássio são relevantes no processo de desenvolvimento ósseo.

Pensando nisso, a Alltech conta em seu portfólio com as soluções Bioplex, que auxiliam na formação de rações e permitem um crescimento adequado aos pets. São compostas com minerais orgânicos que facilmente são absorvidos e metabolizados, otimizando o desempenho do animal. Rafael ainda indica a utilização do Bioplex Zinco e do Bioplex Manganês.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

FMVZ-Unesp anuncia seu processo seletivo para Residência em Área Profissional da Saúde

Saúde e bem-estar dependem diretamente da qualidade da alimentação do animal

Artigo lembra: trato gastrointestinal saudável, pet saudável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doação de sangue

2º Simpósio Doe Amor acontece neste mês e é organizado pela Special Dog Company

oportunidade de estágio

MSD Brasil abre inscrições para vagas de estágios para universitários