in

Não convém fornecer leite aos gatos domésticos, conta médica-veterinária

Dependendo da idade, leite pode prejudicar o sistema digestório e intestinal do pet

Mitos ou verdades são questões que rodeiam as relações entre tutores e animais de companhia. Entre elas, talvez a mais comum, está a ingestão de leite por gatos domésticos. Os felinos podem tomar leite?

Para a médica-veterinária Melanie Marques, a resposta para pergunta é: “Sim e não”. De acordo com a profissional, “quando filhotes, como todos os animais mamíferos, os gatos alimentam-se do leite da mãe. Para digerir a lactose (o açúcar do leite), o organismo deles produzem a enzima necessária para a digestão do leite materno”.

No entanto, conforme se desenvolvem, eles se adaptam a ingestão de alimentos sólidos. “Como o organismo é perfeito, ele vai gradualmente decaindo a produção da enzima lactase. Como consequência disso, os efeitos de se dar leite é prejudicar o sistema digestório e intestinal, já que, devido a não assimilação adequada – ou seja digestão – do leite”, explica Melanie, que reitera que alguns animais podem sofrer de gases, diarreia e ter até dores abdominais.

Perante os animais que tomam leite e nada acontece, a médica-veterinária ressalta que, “nem todos os felinos domésticos deixam de produzir a lactase de forma similar, tanto a quantidade quanto o tempo que ela será cada vez menos produzida. Mesmo assim, é muito importante lembrar que gatos não podem reclamar de desconforto ou dores, por isso cabe a nós – humanos- sermos responsáveis com as recomendações veterinárias”.

“Ainda que eles gostem do leite, não convém fornecer o alimento. Ele tem sim muitos nutrientes, mas para nossos amigos felinos, o melhor é oferecer uma alimentação balanceada, especialmente produzida para suprir todas as necessidades deles e sem fazer nenhum mal”, finaliza a profissional.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Adestramento de animais é uma das funções empregadas aos zootecnistas

Oftalmologista precisa de conhecimento e empatia em casos de perda de visão dos pets

Sistema CFMV/CRMVs lança campanha “Zootecnista é gente que faz acontecer”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oportunidade: MBA sobre gestão é nova aposta da Universidade MSD Saúde Animal

Em ranking, Vetnil é reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar