Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

No Dia Mundial da Saúde, profissional dá dicas para manter o bem-estar dos pets

Seguir algumas orientações é essencial para garantir a qualidade de vida dos cães e dos gatos
Por Equipe Cães&Gatos
foto-gato
Por Equipe Cães&Gatos

Durante o mês de abril, as discussões sobre qualidade de vida e os diversos elementos que podem influenciar tanto a saúde individual quanto a coletiva ganham destaque, em virtude do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07 de abril. Além de nos lembrarmos dos cuidados pessoais e familiares, essa data também serve como um excelente lembrete para garantir uma vida longa e feliz aos nossos queridos animais de estimação.

“Os pets são parte integrante de nossas vidas, e cuidar do seu bem-estar garante uma convivência harmoniosa e duradoura. Proporcionar alimentação balanceada, exercícios regulares e consultas veterinárias periódicas são passos essenciais para assegurar uma vida mais saudável e feliz”, conta a gerente de Comunicação e Assuntos Científicos da Royal Canin Brasil, Natália Lopes.

Em comemoração à data, a Mars Petcare, detentora das marcas Royal Canin, Pedigree e Whiskas, compartilha dicas para manter a saúde dos pets em dia.

Tutor deve manter o calendário vacinal do pet em dia, desde o início da vida e seguindo a orientação médico-veterinária (Foto: reprodução)
  • Alimentação de qualidade: A nutrição sob medida é formulada para fornecer um nível adequado de nutrientes, como aminoácidos, ácidos graxos, fibras, vitaminas e minerais, conforme as necessidades específicas de cada animal. Vale ressaltar que gatos e cães têm necessidades nutricionais diferentes, específicas para cada espécie. Além disso, uma alimentação adequada pode ser adaptada de acordo com o porte ou raça, idade e condições de saúde do pet, o que contribui para um estilo de vida saudável.
  • Rotina de atividades físicas: A obesidade e o sobrepeso afetam mais de 50% da população mundial de pets, tornando-se um dos principais problemas de saúde enfrentados por gatos e cães. Após uma avaliação médico-veterinária adequada, a correção da alimentação associada à prática de exercícios físicos serão grandes aliadas para a perda de peso. Portanto, atividades físicas diárias são essenciais para o bem-estar físico, mental e psicológico dos animais e adotar uma rotina de caminhadas ou brincadeiras pode fazer uma grande diferença.
  • Acompanhamento veterinário regular: É recomendado manter anualmente consultas regulares com o médico-veterinário para check-ups. Os exames irão variar de acordo com a idade e condições clínicas do pet.
  • Vacinas: Manter o calendário vacinal do pet em dia, desde o início da vida e seguindo a orientação médico-veterinária, é fundamental para fortalecer sua imunidade e reduzir, assim, as possibilidades de contrair e desenvolver doenças. O protocolo vacinal deve ser indicado e orientado pelo Médico-Veterinário que acompanha o animal de estimação.

Fonte: Mars, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:

Cuidar da saúde do seu animal de estimação pode resultar em benefícios fiscais

Quais as considerações essenciais ao adotar um animal de estimação?

CFMV redefine identificação de felinos castrados como prática não mutilante