Os cuidados com a alimentação de filhotes são de suma importância para que o seu desenvolvimento ocorra de maneira adequada e saudável, sendo esse período considerado desde o desmame, por volta da 4ª a 6ª semana de vida, até o animal atingir o peso corporal adulto. O que é desconhecido por muitos é que o tempo para atingir a idade adulta varia tanto entre espécies como entre os diferentes portes de cães. Gatos e cães de raças pequenas, por exemplo, atingem o peso corporal adulto por volta dos nove a 12 meses, já cães de raças gigantes ainda serão considerados filhotes até aproximadamente 24 meses.
Animais em crescimento possuem alta demanda energética quando comparado a adultos, entretanto, caso a energia metabolizável seja fornecida em excesso, o crescimento poderá ocorrer de forma muito acelerada com consequente prejuízo ao sistema esquelético.
Também é válido lembrar que a manutenção do peso adequado durante o crescimento também é de grande importância para proporcionar saúde a longo prazo e maior longevidade ao animal. Filhotes obesos tendem a aumentar o número de adipócitos no organismo, os quais serão mantidos independentemente do animal emagrecer futuramente, favorecendo o ganho de peso posterior.
Em se tratando de proteína os requerimentos também são maiores em filhotes quando comparado a adultos, uma vez que os tecidos musculares estão em plena formação. É importante que as fontes de proteína presentes na dieta sejam de alta qualidade e digestibilidade, fornecendo o perfil de aminoácidos completo que o animal necessita. O perfil nutricional para filhotes consiste, portanto, em dietas com alta densidade calórica, alto nível de proteína e alta digestibilidade que devem ser divididas em três a quatro refeições ao longo do dia.
Clique aqui para ler, gratuitamente, o artigo completo.
Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
CFMV habilita entidade para concessão de Título de Especialista em Endocrinologia Veterinária
Importação de animais: biólogo comenta as condições ideais para as espécies
RJ constrói viaduto para reduzir o número de acidentes envolvendo animais silvestres