in

Nutrição responsável é tema de nova campanha de orientação lançada pelo CRMV-SP

Iniciativa visa reforçar a atuação do médico-veterinário e do zootecnista junto à área de nutrição de cães e gatos

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) acaba de lançar a campanha “Nutrição Responsável”, iniciativa que visa reforçar a atuação do médico-veterinário e do zootecnista na avaliação, prescrição nutricional e formulação de dietas balanceadas para a saúde de cães e gatos, guardada as respectivas competências profissionais de cada profissional. Para ajudar neste esforço, a Comissão de Nutrição Animal e a Comissão de Responsabilidade Técnica do Regional desenvolveram conteúdos orientativos para divulgação nas redes sociais e na Plataforma da autarquia.

As peças foram desenvolvidas com o objetivo de trazer esclarecimentos sobre o fornecimento de alimentos seguros e promover o respeito à ciência da nutrição entre os profissionais e tutores. “A nutrição animal é uma área de grande importância, e quando pensamos em animais de companhia, sabemos que influencia diretamente na saúde, bem-estar e longevidade dos pets”, explica a presidente da Comissão de Saúde Animal do Conselho, Yves Miceli de Carvalho.

A nutrição animal é uma ciência que deve ser balizada por critérios cientificamente comprovados e de acordo com ritos regulatórios setoriais. Assegurar a inocuidade e qualidade dos alimentos para pets faz parte do papel dos profissionais, médico-veterinário e zootecnistas, perante a sociedade, e neste contexto, a responsabilidade técnica é essencial. “Somente os profissionais, que sejam capacitados poderão indicar uma dieta balanceada para cada animal e a forma certa do preparo de cada alimento”, afirma a presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica, Rosemary Viola Bosch.

O início do movimento em prol da nutrição responsável se deu por meio de um webinar, ocorrido em setembro, e que contou com a participação de empresas, pesquisadores e entidades vinculadas ao segmento, além de agentes federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representantes do CFMV.

Durante o encontro, foi reforçada a importância da ciência da nutrição animal e dos aspectos regulatórios e jurídicos que apoiam a temática no Brasil e no mundo. “Os animais são colocados em risco quando alimentados com produtos desbalanceados, formulados ou produzidos por indivíduos que não tenham robusta capacitação. Amadorismo e exercício na ausência de conhecimento é falta de responsabilidade e ética profissional”, alerta Yves Miceli.

As peças foram desenvolvidas com o objetivo de trazer esclarecimentos sobre o fornecimento de alimentos seguros (Foto: divulgação)

#EuApoio

A campanha contará com peças variadas, que incentivam médicos-veterinários, zootecnistas e a sociedade à reflexão e maior entendimento sobre nutrição animal. Os conteúdos serão divulgados semanalmente durante os meses de outubro e novembro, nas páginas do Facebook, Instagram e Twitter. Também estarão disponíveis para acesso na Plataforma CRMV-SP.

Para apoiar a campanha, compartilhe os conteúdos em suas redes sociais e use a hashtag #NutriçãoResponsável #EuApoio e ajude a divulgar a importância do tema para todos.

Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Tumores de mama em gatas se apresentam de forma mais agressiva que nas cadelas

Elanco convida colaboradores para uma caminhada com cães de abrigo

Médica-veterinária conta história de luta e superação contra o câncer de mama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

app de reconhecimento facial

Aplicativo de reconhecimento facial de cães e gatos ajuda a encontrar pets perdidos

Simpósio de Nutrição Clínica de Cães e Gatos

Prof. Aulus Carciofi comanda simpósio sobre nutrição clínica de cães e gatos