Durante os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro aconteceu um evento jurídico para alinhar as ações da assessoria jurídica e da comunicação. O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) realizou o XIII Encontro dos Advogados e Assessores Jurídicos; e o IV Encontro de Assessores de Comunicação. A reunião contou com a participação presencial de 33 advogados e de outros cinco virtuais. Já o encontro de comunicação foi 100% presencial, com 32 assessores reunidos em Salvador-BA, de 17 a 19 de novembro.
Antes do encontro, o Departamento Jurídico (Dejur/CFMV) mapeou o exercício de 44 advogados nos regionais, dos quais 91% possuem, no mínimo, especialização. Diante desse cenário, o diretor do departamento, Cyrlston Valentino, apresentou propostas de cooperação entre os regionais, com a criação de grupos para atuar junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), e aos cinco tribunais regionais federais.
Durante a reunião os advogados debateram sobre o novo Código de Processo Ético-Profissional (Resolução CFMV nº 1330/2020); o comércio de produtos agropecuários e animais vivos), impactos de leis e a necessidade de um manual para as rotinas de cobrança do Sistema. Bem como, a publicidade e propaganda profissional à luz do Código de Ética do médico-veterinário e dos zootecnistas.
Foram constituídos três grupos de trabalho para estudar e apresentar propostas de temas sensíveis que prosseguem no Judiciário.
Comunicação
Durante os dias de encontro de comunicação, os assessores dos regionais foram divididos em cinco grupos e, sob a coordenação da diretora do Departamento de Comunicação, Marketing e Planejamento (Decomp/CFMV), Laura Snitovsky, trabalharam na gestão de marca do Sistema. De forma colaborativa, analisaram as logomarcas dos regionais, do federal, e pensaram sobre os elementos imprescindíveis para uma marca única, como tipografia, ícones, cores, brasões e ilustrações.
Os profissionais também revisaram os conceitos de missão, visão e valores do Conselho Federal e dos regionais, detectando a necessidade de alinhamento para construção de uma única identidade e voz. Ainda estudaram propostas para sugerir a construção de políticas de comunicação que subsidiarão as decisões das diretorias sobre as campanhas e as ações de divulgação do Sistema.
A vice-presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, participou do encontro e destacou a importância da comunicação para prestar serviços mais claros e objetivos aos profissionais e à população. “Que saiam propostas interessantes desse encontro para a análise dos presidentes, com subsídios técnicos para que as diretorias possam avaliar e decidir sobre a melhor forma de dialogar com os nossos públicos”.
Participaram também do encerramento do evento, o chefe do Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR-CFMV), Igor Andrade, e a secretária-geral do CRMV-BA, Maria Tereza Vargas Leal Mascarenhas.
Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
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