Opções
Inovação e Mercado

ONG coloca em prática trabalho veterinário nas ruas 

Ao atenderem animais, veterinários também fizeram com que pessoas fossem atendidas

ONG coloca em prática trabalho veterinário nas ruas 
Por Equipe Cães&Gatos
2 de agosto de 2023

O médico-veterinário, professor e coordenador da ONG Médicos-Veterinários de RUa do Rio de Janeiro, Marco Rodrigues, palestrou para a OAB-RJ sobre o trabalho da instituição. “Somos uma organização não-governamental sem fins lucrativos e muitas vezes as pessoas nos perguntam quanto ganhamos no trabalho”, afirmou Rodrigues.

“Sempre digo que ganhamos muito bem. Muito amor e carinho, solidariedade, respeito e empatia. Aqueles que trabalham conosco fazem mais do que ajudar e colaborar. Há toda uma sistemática de ação. Você não é remunerado e não tem as responsabilidades de pessoas que ocupam cargos de funcionários. Mas você deve saber bem o que fazer e deve fazê-lo porque aquilo te toca verdadeiramente, e não apenas por uma busca de holofotes”, complementou. 

Rodrigues falou sobre o trabalho da ONG em reunião (Foto: divulgação)

O evento “Seminário de Medicina Veterinária de rua”, no dia 31 de agosto, foi organizado pela Comissão de Direito Médico Veterinário da OABRJ e debateu os desafios encontrados no trabalho dos profissionais do setor. 

“Uma coisa é atender em um consultório, ou numa clínica ou hospital, com todo o aparato e entre quatro paredes; e outra coisa é atender na rua”, pontuou Rodrigues, acrescentando: “O aluno atua com brilho nos olhos e vontade de fazer a diferença”. 

Ele ainda destacou a importância dos animais como porta de acesso para o cuidado com humanos: “Em uma recente ação em Santarém, no Pará, tivemos vários exemplos de médicos-veterinários que, ao visitarem as pessoas, também fizeram com que pessoas em situação de rua fossem, posteriormente, atendidas”.

Rodrigues falou sobre o trabalho da ONG e o treinamento de estudantes, e teve a companhia da presidente da Comissão de Direito Médico-Veterinário da OABRJ, Larissa Paciello, e do presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OABRJ, Reynaldo Velloso, na mesa do evento.

Falando sobre a Lei 8015/2003, que estabelece o registro obrigatório para animais domésticos, Reynaldo Velloso abordou os planos de sua comissão e destacou o importante trabalho realizado pela ONG Médicos-Veterinários de Rua. 

“Esse trabalho ímpar merece toda a divulgação, e aviso que estamos propondo a criação de uma subcomissão dentro do nosso grupo para analisar questões que envolvem a situação dos animais de rua, sem deixar de parabenizar esse trabalho incrível que a ONG faz e que tem na OABRJ uma parceira”, definiu Velloso.

Fonte: OAB-RJ, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.